As marcas Audi e Volkswagen estão actualmente a testar o estacionamento autónomo no aeroporto de Hamburgo, para implementação em veículos de produção em série a partir de 2020.
No cenário de teste, os utilizadores podem reservar um espaço de estacionamento no aeroporto de Hamburgo a partir de casa, utilizando uma aplicação, e, depois, simplesmente deixar o carro na entrada do parque de estacionamento. Tudo o resto é realizado automaticamente.
A orientação é fornecida aos veículos por marcadores instalados no parque de estacionamento. Ao regressar, o condutor envia uma mensagem através da app e, pouco tempo depois, o veículo está pronto para ser conduzido. A facturação é efectuada através da aplicação.
O Grupo Volkswagen irá expandir o estacionamento autónomo em etapas, com «prioridade máxima na segurança». Na primeira fase, será possível utilizar este sistema em parques de estacionamento com vários andares, num fluxo de tráfego exclusivo, ou seja, em áreas separadas do parque de estacionamento, inacessíveis às pessoas.
A próxima etapa será a operação em tráfego misto, ou seja, veículos estacionados e movimentados de forma autónoma nas mesmas áreas do estacionamento, como carros com condutores.
Os veículos com a função de estacionamento autónomo serão todos equipados com um sistema de reconhecimento e, como tal, capazes de reconhecer objectos e reagir de acordo, seja contornando-os, travando ou imobilizando-se completamente. Os dados são processados numa unidade de controlo central localizada no veículo.
«O projecto-piloto de estacionamento autónomo no aeroporto de Hamburgo faz parte da parceria estratégica de mobilidade entre o Grupo Volkswagen e a cidade de Hamburgo. O objectivo comum é expandir Hamburgo como uma cidade modelo para a mobilidade urbana do futuro», afirmou Johann Jungwirth, Director do Departamento Digital do Grupo Volkswagen.
Via Grupo Volkswagen.