Um robô construído por Ben katz e Jared Di Carlo pulverizou o recorde de tempo anterior para a resolução do Cubo de Rubik por um robô. A nova máquina resolveu o puzzle em 0,38 segundos, uma redução de 40% em relação ao tempo anterior que era de 0,637 segundos.
Para o efeito foi construído um controlador especial para os motores do robô que permite uma rotação do cubo em 10 milissegundos. Como o Cubo de Rubik pode ser resolvido com 19 ou 23 rotações isto quer dizer que o robô conseguiria resolvê-lo em 0,25 segundos. No entanto, segundo os criadores do robô, a versão actual do hardware só é capaz de fazer uma rotação em 15 milissegundos.
Segundo o artigo publicado pelos autores:
A máquina consegue funcionar mais rápido, mas a afinação demora muito tempo porque a correcção de erros tem de ser feita com recurso a uma câmara de alta velocidade e os erros que acontecem levam muitas vezes à destruição do cubo. Neste momento desistimos de afinar a máquina, mas no futuro podemos retomar o processo para tirar mais 100 milissegundos mais ou menos.
Para detectar a posição das cores no cubo, os criadores utilizaram um par de câmaras PS3 Eye por 7 dólares cada. Posicionaram-nas em dois dos vértices do cubo para que cada câmara conseguisse ver três faces de uma vez.
As câmaras tinham dificuldade em distinguir o vermelho e o laranja, por isso a face laranja foi pintada de preto para ser mais bem distinguida.
Mais informação aqui.