Este modelo apenas peca pela inexistência do impressionante sensor de imagem térmico da FLIR. As dimensões da estrutura são ligeiramente superiores, devido à presença de um ecrã maior de cinco polegadas, capaz de reproduzir imagens de excelente qualidade graças à resolução FullHD, e um brilho tão elevado que garante um visionamento do mesmo, mesmo em plena luz do dia.
A robustez continua a ser um dos elementos-chave deste terminal, estando certificado para suportar quedas de 1,8 metros de altura e preparado com protecção a água e poeiras (de areia, de madeira e de pedra), fundamental para o tipo de utilizadores profissionais ao qual se dirige.
Embora use ligações à prova de água, a CAT mantém o uso de tampas para garantir um isolamento total (dois metros de profundidade durante sessenta minutos), sendo esta a única maneira de garantir que o equipamento continuará a funcionar na perfeição caso o deixe cair numa poça de lama.
A já referida bateria dispõe de uma capacidade de 5000 mAh, o suficiente para garantir as mais de doze horas de autonomia conseguidas nos testes, podendo esta servir para dar energia a outros dispositivos, usando a aplicação Battery Share, que permite ajustar até que valor percentual do S41 pretendemos usar para carregar o dispositivo externo.
Onde não ficámos convencidos foi no sensor de imagem traseiro, que embora consiga imagens com uma boa qualidade no exterior e com boa iluminação, peca por não o conseguir quando a iluminação é insuficiente. Para “ajudar”, a aplicação não oferece qualquer tipo de ajuste, além da activação do modo HDR. Segundo a CAT, esta simplicidade deve-se à possibilidade de podermos usar a câmara com luvas ou debaixo de água, algo que, infelizmente, não acontece com outros terminais à prova de água.
Em termos de desempenho, este S41 surpreende, graças ao bom trabalho prestado pelo processador Helio P20 e pelos 3 GB de memória RAM, superando mesmo o desempenho do S60.
Antutu | 3D Mark Ice Storm Unlimited | PCMark 8 Work | PCMark 8 Autonomia |
60 770 | 14 053 | 4 606 | 1022 minutos |
+ Autonomia
+ Qualidade de construção
– Aplicação da câmara limitada
Experiência de Utilização: 5,3
Medições: 1,65
Preço: 1
Pontuação: 8
Distribuidor: CAT
Site: catphones.com
Preço: €449
Características técnicas
Processador: Mediatek Helio P20 (8x 2,3 GHz)
Memória: 3 GB
Armazenamento: 32 GB (Expansível por MicroSD)
Câmaras: 13 MP + 8 MP
Ecrã: 5” LCD (1920 x 1080), 441 ppi
Bateria: 5000 mAh
Dimensões: 152 x 75 x 12,95 mm
Peso: 215 g
Ponto Final
O novo S41 surpreendeu pela robustez, desempenho e impressionante autonomia, mas peca pelas limitações da câmara. Uma excelente compra para utilizadores profissionais que precisem de um terminal robusto, e que possa ser usado com luvas, ou simplesmente por utilizadores que tenham historial em danificar os seus terminais constantemente.