Está a decorrer, até ao próximo dia 28 de Fevereiro, o concurso para atribuição de oito Bolsas de Estágios Tecnológicos para Engenheiros Associados no CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear).
O concurso é realizado ao abrigo do protocolo entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e o CERN, que tem por objectivo proporcionar «a jovens investigadores portugueses a oportunidade de realizarem formação avançada naquela organização científica internacional de referência».
Os Estágios Tecnológicos para Engenheiros Associados no CERN destinam-se a candidatos com grau académico de licenciatura ou mestrado obtidos há menos de 6 anos, ou com o grau académico de doutor obtido há menos de 3 anos, em áreas científicas e tecnológicas nos domínios da competência do CERN.
Os candidatos devem ser fluentes na língua inglesa e a duração da bolsa é anual, podendo estender-se até ao máximo de dois anos, mediante aprovação da FCT.
É pretendido que nestes estágios os candidatos desenvolvam um plano de formação complementar (on-the-job training) em domínios tecnológicos estratégicos «para o aumento da competitividade das empresas portuguesas».
Via Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).