O Facebook começou a promover uma aplicação de VPN que, teoricamente, serve para manter os seus dados privados enquanto navega pela Internet. Mas com a Onavo Protect, o nome da dita aplicação, nem tudo é o que parece.
A aplicação pode ser instalada a partir da app do Facebook para iOS, através do menu que dá acesso ao seu perfil (as três linhas que estão no canto inferior direito) e depois tocando na opção ‘Protect’. Ao tocar nesta opção será transportado para a página da aplicação na app store onde pode descarregar gratuitamente a Onavo Protect. A empresa responsável por esta app foi comprada pelo Facebook em 2013.
Segundo a descrição da aplicação na loja “A Onavo recolhe dados sobre o seu tráfego móvel. Isto ajuda-nos a melhorar e operar o serviço Onovo através da análise da sua utilização de sites web, apps e dados. Como fazemos parte do Facebook, também utilizamos esta informação para melhorar os produtos e serviços do Facebook, saber os que as pessoas mais gostam e construir experiências melhores.”
A aplicação promete avisá-lo quando visitar sites que possam conter conteúdos maliciosos ou que possam pôr os seus dados em risco, bem como ajudá-lo a manter os seus dados seguros quando acede à Internet através de uma rede Wi-fi pública. Mas sem ler tudo, o utilizador não fica a saber que a app pertence na realidade ao Facebook e que envia todo o histórico de navegação para a rede social.
A informação recolhida pode, por exemplo, ajudar o Facebook a perceber que aplicações estão a ser mais usadas e quais as que estão a ser menos e também que funcionalidades dessas apps são as mais populares entre os utilizadores. Sabe-se mesmo que a informação recolhida pela Onavo Protect já foi utilizada pelo Facebook na sua guerra contra o Snapchat.