Durante o Conselho de Ministros da próxima quinta-feira, 15 de Fevereiro, a Fraunhofer-Gesellschaft e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) vão assinar um memorando de entendimento que não só renovará o programa de investigação aplicada em Portugal, como «irá servir de base à criação de novos pólos dedicados à investigação na área da Agricultura de Precisão nas universidades de Trás-os-Montes e Alto Douro e Universidade de Évora».
O primeiro acordo entre a Fraunhofer-Gesellschaft e a FCT foi assinado em 2007 e possibilitou a criação da Fraunhofer Portugal e, simultaneamente, a criação do primeiro Centro de I&D Fraunhofer em Portugal: o Fraunhofer Portugal AICOS (Fraunhofer Portugal Research Center for Assistive Information and Communication Solutions), o primeiro centro Fraunhofer na Europa fora da Alemanha.
Ao longo destes 10 anos, o Fraunhofer Portugal AICOS tem vindo a «afirmar-se como um centro de I&D de referência no panorama nacional, tendo desenvolvido e criado soluções de base tecnológica inovadoras, na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)», com «impacto significativo nas populações mais idosas e de zonas rurais e em desenvolvimento».
A mais recente aposta da instituição «passa por explorar a sinergia entre a agricultura e a tecnologia». O sector agro-industrial «tem vindo a abrir portas a novas tecnologias que permitem o aumento da produtividade, uma utilização mais eficiente dos recursos e maior competitividade».
Para dar resposta a este novo paradigma, a Fraunhofer Portugal vai impulsionar uma parceria estratégica que «promete servir de estímulo à transformação do sector agro-industrial em Portugal».
Via Fraunhofer Portugal.