Segundo a Toshiba, os computadores portáteis devem estar protegidos em situações de grandes variações térmicas, como seja a temperatura ambiente e a temperatura aquecida dos escritórios.
A bateria de um computador portátil é, desnecessariamente, estragada pelas temperaturas baixas. Quando o computador está parado durante várias horas ao frio, a bateria pode descarregar completamente. Se o computador estiver em modo de descanso, há risco de perda de dados. Daí, é sempre aconselhável desligar o portátil.
Adicionalmente, o frio também pode ter um efeito negativo na vida da bateria. Assim sendo, os utilizadores devem precaver-se de deixar os portáteis nos automóveis durante a época do frio.
O disco rígido é muito sensível e não deve ser exposto a períodos prolongados ao frio. Por exemplo, se o utilizador «retira o seu portátil do carro frio e depois leva-o para casa ou para o escritório aquecido, isto pode danificar não só a bateria como também o disco rígido».
A humidade do espaço aquecido condensa na superfície fria da unidade de armazenamento. O melhor é o utilizador não expor o computador portátil ao frio por períodos demasiado grandes e evitar as variações de temperatura.
Caso o computador tenha estado muito tempo ao frio, «não deverá ser ligado até estar completamente climatizado com a temperatura ambiente do espaço em que se encontre».
Como princípio, o utilizador deve evitar expor o computador a temperaturas demasiado baixas e deverá usar uma capa de protecção.
Via Toshiba Portugal.