O Instituto de Telecomunicações é uma das entidades que participa, amanhã e quarta-feira, 6 e 7 de Fevereiro, nos “SKA Days PT”, iniciativa que tem como propósito promover o radiotelescópio Square Kilometer Array (SKA) junto da comunidade científica e empresarial portuguesa.
Refira-se que o projecto SKA conta com o envolvimento de 19 países, sendo que, em Portugal, a participação é composta por um consórcio que junta o Instituto de Telecomunicações, o Instituto Politécnico de Beja e as Universidades de Aveiro, Porto e Évora, através da Infraestrutura ENGAGE SKA.
O evento – que apresenta a visão científica, tecnológica e industrial do projecto, destacando a participação portuguesa – pretende identificar «oportunidades de colaboração de valor acrescentado e promover, ainda, a presença da comunidade nacional nos grupos de trabalho do SKA, fortalecendo o papel activo na preparação e exploração do projecto».
Durante o dia de amanhã (6 de Fevereiro) serão debatidos, por exemplo, os desafios, ligações e oportunidades do SKA e, ainda, as razões que explicam a escolha de Portugal para o desenvolvimento do projecto.
Pedro Marques – ministro do Planeamento e das Infraestruturas – participa na sessão de abertura, que decorre no Salão Nobre da Câmara Municipal da Covilhã. Já o segundo dia (7 de Fevereiro) abre com uma breve discussão sobre os objectivos chave do SKA Day em Portugal.
Os trabalhos prosseguem com uma nova abordagem aos desafios e oportunidades globais do SKA, momento moderado por Carlos Salema, presidente do Instituto de Telecomunicações.
O uso da computação avançada na resolução de questões relacionados com Big Data estará em destaque na palestra da manhã, que conta com a presença de Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia. O segundo dia dos “SKA Days PT” decorre na Fundação Pedro IV, em Lisboa.
Refira-se que a iniciativa é organizada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), TICE.pt, Instituto de Telecomunicações, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Universidade da Beira Interior, Parkurbis, Câmara Municipal da Covilhã, Altice e ENGAGE SKA.
Via Instituto de Telecomunicações.