As preocupações com a privacidade de dados dos consumidores estão a causar atrasos significativos no ciclo de vendas de 65% das organizações à escala global.
Estas são as principais conclusões do novo estudo Cisco Privacy Maturity Bechmark 2018, que revela também o modo como as organizações com processos de privacidade desenvolvidos sofrem menos perdas económicas decorrentes de ciberataques: 74% das organizações com processos imaturos tiveram perdas superiores a 500 mil dólares no ano passado devido a falhas de segurança nos dados, comparando com 39% das organizações com processos mais desenvolvidos.
A maturidade da privacidade (privacy maturity) é um âmbito definido pelo American Institute of Certified Public Accountants (AICPA) e baseia-se nos Princípios de Privacidade Geralmente Aceites (Generally Accepted Privacy Principles, GAPP).
Para este estudo foram inquiridos cerca de 3 mil profissionais de segurança de 25 países sobre a maturidade dos seus processos de privacidade e o impacto da privacidade de dados nos seus negócios.
Dois terços dos inquiridos indicaram que a privacidade de dados estava a causar demoras nos seus ciclos de vendas, com um atraso médio de 7,8 semanas.
A entrada em vigor do Regulamento Geral de Protecção de Dados (RDPG) em Maio, que pretende reforçar a protecção dos cidadãos da União Europeia em termos de privacidade e de dados pessoais, pode ser uma das razões dos atrasos mencionados.
Os consumidores exigem cada vez mais que os produtos e serviços que adquirem proporcionem uma adequada protecção de privacidade. As normas da GDPR aplicam-se a qualquer empresa que processe, guarde ou utilize esses dados.
Segundo a Cisco, devido às grandes diferenças e à ocorrência generalizada dos atrasos, cada empresa deve avaliar a sua própria situação. Além das obrigações legais, e dependendo também dos possíveis efeitos nos lucros e do seu nível actual de maturidade de privacidade, as organizações devem avaliar o retorno de investimento como resultado de melhorias nos processos de privacidade e dos seus potenciais benefícios na aceleração das vendas.
«Este relatório mostra que adoptar uma boa estratégia de privacidade é bom para negócio, de modo que as organizações devem investir em processos que facilitem a gestão da privacidade de dados para obterem os respectivos benefícios», afirma Michele Dennedy, Chief Privacy Officer da Cisco.
Via Cisco.