Prestar serviços de primeiros-socorros seguros e eficientes em cenários de emergência, é este o objectivo primordial de uma nova tecnologia.
“VR2Market” é o nome do projecto que, através de uma tecnologia “que se veste”, permite medir os sinais vitais dos socorristas – especialmente, dos bombeiros – e fornecer informação à cadeia de comando, possibilitando, dessa forma, uma melhor gestão e coordenação das equipas de socorro.
O equipamento permite, ainda, medir a qualidade do ar, informação que «pode ser usada no desenho dos modelos de propagação do fogo».
O INESC TEC é a entidade que lidera o projecto, em parceria com o Instituto de Telecomunicações, o IEETA, a Biodevices e o Robotics Institute from Carnegie Mellon University.
O projecto envolveu uma equipa multidisciplinar, que se dedicou, não só à criação da tecnologia de sensores capazes de detectar os níveis de stress e fadiga dos bombeiros, mas também ao desenvolvimento das infraestruturas TIC para a recolha e gestão da informação.
A equipa criou, ainda, as redes ad hoc sem fios para a transmissão dos dados e o alojamento da informação em back-office, nomeadamente num servidor na cloud. A este nível, o Instituto de Telecomunicações teve como foco principal a conectividade entre cada bombeiro e o dispositivo de recolha de dados.
Depois de testada, a tecnologia encontra-se, agora, na fase de estudo de negócio, estando a equipa a trabalhar para identificar potenciais mercados onde esta poderá ser aplicada.
Via Instituto de Telecomunicações (IT), INESC TEC, IEETA, Biodevices, Robotics Institute from Carnegie Mellon University.