Alguns jogadores de Destiny 2, que foi lançado ontem para PC, estão a queixar-se no Reddit de terem visto as suas contas banidas para sempre do jogo porque, segundo a Blizzard, esses jogadores estão a usar software que não é compatível com o cliente de jogo enquanto jogam.
A Blizzard publicou a 11 de Setembro, nas páginas de ajuda ao utilizador do site de Destiny 2, uma lista de programas e funcionalidades que não podem ser usadas em conjunto com o novo shooter online criado pela Bungie.
Por exemplo as aplicações de streaming OBS e XSplit não podem ser usadas de todo em modo fullscreen. Enquanto o hardware da Elgato ou AverMedia e o software incluído nos pacotes de drivers da Nvidia (Shadowplay) e AMD (ReLive) não causam o problema.
No entanto, se estiver a usar o jogo em modo de janela (incluindo janelas “borderless”) já se pode usar tanto o OBS como o XSplit. Neste grupo de aplicações com limitações ao uso incluem-se ainda Dxtory, Razer Cortex e Fraps.
Do lado das comunicações por voz durante o jogo o Mumble e o Discord também não podem ser usadas com o jogo.
Por fim, há aplicações de monitorização do estado do hardware do computador, normalmente usados para medir a velocidade de actualização do ecrã, que geram sobreposições na imagem do jogo para mostrar esses dados, também dão direito a expulsão se forem usadas enquanto se joga. São os casos das: EVGA Precision XOC, MSI Afterburner e Fraps.
A Blizzard indica ainda que há outras aplicações, não especificadas, que também podem originar a expulsão permanente do jogo. Segundo a empresa, são aplicações que, supostamente, inserem código no cliente de jogo.
Por isso, se pretendem jogar Destiny 2 nos vossos computadores, devem desligar tudo o que é software antes de iniciar o jogo, sob pena de serem impedidos de jogar para sempre (com essa conta, pelo menos).
Por falar em expulsões, estas são permanentes e não há qualquer tipo de sistema de apelo à decisão que a possa reverter.