Há muito que não analisávamos fontes de alimentação para PC. Isto tem que ver essencialmente com o facto de os PC de secretária não serem tão populares como já foram, o que fez com que este mercado de componentes se contraísse um pouco nos últimos anos.
Mas ainda há quem faça bons produtos neste campo, como é o caso da Corsair, marca que nos enviou a RM850x. Esta é uma fonte de alimentação modular para PC com uma potência máxima de 850 W, embora haja outros modelos desta série que vão até aos 1000 W.
Uma fonte modular, por oposição às fontes tradicionais, permite ao utilizador usar apenas os cabos de que necessita; isto limita a confusão que normalmente se cria quando há cabos a mais dentro da caixa. O problema é amplificado pelo facto de, normalmente, os cabos usados nas fontes de alimentação serem mais difíceis de dobrar, por serem muito espessos. Mas aqui isso não existe: os da RM850x são flat, para facilitar a arrumação.
Dentro da caixa encontra doze cabos com as seguintes ligações: ATX com 24 pinos, duas EPS, oito Molex, seis PCie para placas gráficas, dez SATA e um adaptador para drives de disquetes.
A ventoinha é de 135 mm, mas esta fonte de alimentação consegue funcionar com a mesma desligada em situações de carga mais baixa para reduzir o ruído geral do sistema. A qualidade da montagem é excelente.
Montámo-la no sistema de testes, um PC com um processador Intel 6700-k, uma motherboard Asus Sabertooth, 4 GB de memória DDR4, um SSD e uma placa gráfica GeForce 980. Apesar de não termos detectado problemas de flutuação de corrente ou barulhos, notámos algum ruído quando a fonte estava a trabalhar no máximo de carga.