A emulação de jogos ganhou um grande destaque no final dos anos noventa, conquistando uma legião de adeptos desde então. Hoje, é usada tanto por nostálgicos, como eu, quanto por gerações mais novas, que desejam experimentar desafios clássicos, como capturar Mewtwo em Pokémon Yellow e entender o quão frustrantes podiam ser essas aventuras.
Tem havido várias iniciativas para preservar jogos antigos, que deixaram de funcionar por serem incompatíveis com evolução do software e hardware usados hoje em dia. O Internet Archive tem feito um grande esforço para conseguir preservar este património cultural digital, usando, em alguns casos, um emulador no browser – isto permite que os fãs voltem a jogar muitos deste jogos. A coleção compreende jogos publicados entre 1979 e 2002 está aqui: archive.org/details/classicpcgames. Mas, se tem jogos antigos que quer voltar a jogar offline, pode usar emuladores como o EmuDeck.
Versão Android está para breve
O EmuDeck foi criado com o objectivo de oferecer uma forma simples e intuitiva de aceder à sua biblioteca de jogos retro. Inicialmente desenvolvido para o SteamDeck, actualmente já está disponível para sistemas Linux nativos, ChimeraOS e Windows. Além disto, os programadores também estão a trabalhar numa versão para Android. Em vez de ser um único programa responsável por toda a emulação, o EmuDeck funciona como um script que automatiza a instalação de um aglomerado de softwares livres. Com um instalador simples, o utilizador terá à disposição uma colecção de emuladores, como Cemu, DuckStation, PPSSPP, RetroArch, entre outros, todos pré-configurados e prontos a usar.
O EmuDeck e o Steam
A instalação do EmuDeck é extremamente simples. Basta aceder ao site oficial (emudeck.com), fazer o download para o seu dispositivo e executar o instalador: no caso do SteamDeck, é necessário alternar para o ‘Modo Computador’ antes de prosseguir. Após a instalação, será solicitado que organize os seus jogos nas pastas correspondentes a cada consola. Quando este processo estiver concluído, o EmuDeck irá detectar automaticamente os jogos, tornando-os acessíveis de forma prática.
Existem duas formas de aceder à sua biblioteca. No SteamDeck, a opção mais conveniente é adicionar os jogos directamente à biblioteca do Steam, permitindo que sejam iniciados como qualquer outro jogo da sua lista. Contudo, se tiver uma vasta coleção de clássicos, recomenda-se a utilização do ES-DE (EmulationStation Desktop Edition) para um controlo mais detalhado e organizado do seu conteúdo.
A força da comunidade retro
Mais que apenas um pedaço de software, o EmuDeck conseguiu criar uma comunidade de aficionados por jogos retro que cooperam entre si para continuar a melhorar a experiência para todos, enquanto vão jogando estas pequenas relíquias. Sendo um projecto de código aberto, neste momento existem mais de setenta colaboradores – qualquer ajuda é bem-vinda. Em suma, se é apaixonado por jogos retro ou está apenas curioso em explorar o passado, o EmuDeck é uma oportunidade de ouro para viajar no tempo e redescobrir os títulos que marcaram gerações.