Com os dobráveis a atingir um grau de massificação aceitável (falta a Apple chegar a este “mundo”), é tempo de as marcas começarem a explorar outras formas de inovar – os ecrãs “enroláveis” ou que se esticam, podem ser uma das alternativas.
Neste Mobile World Congress, o conceito foi apresentado pela Lenovo, embora para um computador; a LG também já tinha mostrado uma TV com este tipo de ecrã; e, no passado, houve alguns protótipos que também foram mostrados ao público, como o Tecno Phantom Ultimate.
A Samsung também já tinha mostrado um destes modelos em 2023, com um ecrã que podia chegar às 12,4 polegadas. Na altura, o lançamento de um modelo deste género estava previsto para 2025, mas até agora não há indicações de que isso possa acontecer.
Contudo, esta semana, o site Phonearena mostrou algumas ilustrações em 3D do que pode vir a ser o “enrolável” da Samsung, criadas a partir dos desenhos que a marca submeteu em documentos de patentes. Segundo o site, este smartphone (ainda sem nome) virá com as já crónicas ferramentas de IA que a marca coreana já tem nos Galaxy.
Estas ilustrações não mostram, ainda assim, como é que este smartphone será com o ecrã expandido: apenas o podemos ver no seu formato “fechado”, que deixa antever um modelo compacto e com uma traseira a fazer lembrar a dos Flip, onde estão duas câmaras.
As imagens, criadas pela DomoAI e pelo leaker David Kowalski, mostram ainda um smartphone com uma moldura inferior maior que o habitual nos dispositivos actuais, assim como as laterais.