Actualmente, as entradas USB Type-C estão por todo o lado, dos smartphones aos PC. A grande vantagem destas entradas é que, ao contrário das das gerações anteriores, podem ser inseridas sem ter de ter atenção à direcção, o que melhora bastante a qualidade de vida dos utilizadores.
Mas, à medida que os cabos vão sendo usados, tendem a descarnar e a partirem-se, principalmente junto às fichas, por causa do manuseio e das torções a que estão sujeitos todos os dias. Outro problema que pode ocorrer são as remoções forçadas dos cabos por causa de puxões que podem danificar a tomada do dispositivo.
Por isso, nada como um destes adaptadores magnéticos que são compostos por dois elementos: uma ficha USB-C que se liga na entrada do dispositivo que depois através de ímanes se fixa a uma segunda peça com uma entrada do mesmo tipo. Este sistema evita danos nas tomadas dos dispositivos se o cabo USB for puxado sem querer e também reduzem as torções dos cabos porque têm um ângulo de rotação de 360 graus sobre o seu eixo e de 180 graus para a esquerda e direita.
Estes adaptadores não permitem a transmissão de dados e servem apenas para carregar os dispositivos. Permitem carregamento rápido até 240 W (48 V/5 A) e fornece a energia necessária para carregar suficientemente smartphones, portáteis, tablets e outros dispositivos. Tenha em conta que a velocidade de carregamento real depende do cabo e do dispositivo de carregamento.
Estes adaptadores são compatíveis com a maioria dos dispositivos USB-C, como MacBook Pro/Air, iPad, iMac, Steam Deck, iPhone 15/16/15 Plus/15 Pro/15 Pro Max, Samsung Galaxy, Chromebook e outros portáteis, tablets e smartphones com interfaces USB, tipo C. Também pode servir como tampa anti-pó para proteger o conector.