A inteligência artificial tem estado a tomar de assalto os principais lançamentos de smartphones e a Oppo é uma das marcas que não foge a esta tendência – tanto é assim, que este modelo tem uma curiosa designação na caixa: ‘Oppo AI Phone’. Aqui, destacamos duas ferramentas que funcionam bem e considerámos úteis, pelo que podem ser mesmo uma ajuda válida no dia-a-dia.
A primeira está na galeria de imagens do ColorOS e chama-se ‘Editor IA’. Na verdade, esta não é apenas uma ferramenta, mas sim quatro que permitem melhorar a nitidez de uma imagem (criar uma versão com mais qualidade de uma foto pixelizada, por exemplo), apagar objectos (um clássico em todos as IA do género), remover desfoques e uma que ainda não tínhamos visto noutros modelos: remover reflexos. Esta última ajudou-nos a retirar, como o nome indica, reflexos de caras e objectos, embora tenhamos notado que umas vezes acerta e identifica tudo bem, mas noutras baralha-se. O resultado é uma experiência inconsistente, mas que ganha pontos pelo facto de ser mais útil que o que parece.
A outra é a de escrita, que pode ser usada na aplicação de notas do ColorOS e que, sem recurso a prompts como acontece no ChatGPT, consegue criar textos alargados a partir de poucos tópicos, abreviá-los, expandi-los e dar-lhes um tom formal ou casual. A experiência é realmente boa, com a IA da Oppo a dar-nos óptimos resultados em qualquer um dos recursos disponíveis.
Ecrã com toque de campeão
Inteligência artificial à parte, um dos principais destaques deste smartphone é o ecrã: tivemos logo essa impressão assim que o começámos a usar. A resolução elevada (fica no topo três da nossa tabela) e a maior densidade de ecrã dos smartphones de gama média/alta que testámos na PCGuia nos últimos anos são as provas de que este Reno tem no seu display AMOLED de 6,38 polegadas um dos seus principais argumentos. Contudo, o brilho de 1200 nits acaba por destoar deste óptimo “bouquet” de características, o que faz com que, num dia de muito Sol, a visualização do ecrã não seja tão boa como noutros modelos.
As máquinas fotográficas (configuração tripla na traseira com grande angular, teleobjectiva e ultragrande angular) também estão num óptimo nível: mesmo em condições de pouca luz, ficamos com imagens onde os tons de pele são bastante aceitáveis, assim como a precisão das cores. Se a luz não for um problema, os resultados são melhores ainda, com tudo a ganhar vida e definição.
Distribuidor: Oppo
Preço: €699,99
Ficha Técnica
Processador: Mediatek Dimensity 8350 (4 nm)
Memória: 12 GB
Armazenamento: 512 GB
Câmaras: 108 MP (traseira), 50 MP (frontal)
Ecrã: 6,83” AMOLED, 120 Hz (2800 x 1272), 450 ppi
Bateria: 5800 mAh
Dimensões: 162,8 x 76,6 x 7,6 mm