A xAI anunciou a adição de uma nova ferramenta chamada “Grok Studio”, que permite aos utilizadores criar e editar documentos e código, e até gerar jogos básicos para execução num browser web. Numa publicação feita na sua conta oficial na rede social X, a empresa declarou que a funcionalidade está disponível para utilizadores com planos gratuitos e pagos em Grok.com. Segundo a publicação, ao gerar um documento, código, relatório ou jogo, o Grok Studio abre numa janela separada, permitindo aos utilizadores colaborarem com o Grok em tempo real para criar ou editar conteúdo.
Ao gerar código, o chatbot mostrará rapidamente ao utilizador como este funciona num separador de “pré-visualização”. Fragmentos de HTML executam scripts Python, C++, JavaScript, Typescript e bash, e também podem ser visualizados neste separador de pré-visualização. Todos os novos projectos abrem-se do lado direito das respostas do Grok.
Today, we are releasing the first version of Grok studio, adding code execution and google drive support.
Grok Studio
Grok can now generate documents, code, reports, and browser games. Grok Studio will open your content in a separate window, allowing both you and Grok to… pic.twitter.com/lyQh06F8eP
— Grok (@grok) April 16, 2025
Adicionalmente, a xAI anunciou a integração do Google Drive com o Grok Studio. Isto significa que os utilizadores podem anexar facilmente ficheiros do seu Google Drive a um pedido do Grok. O Grok também é capaz de processar ficheiros como relatórios ou folhas de cálculo.
Uma funcionalidade semelhante, chamada “Canvas”, já tinha sido lançada pela OpenAI para o ChatGPT em Outubro do ano passado, permitindo aos utilizadores escrever e editar código. Tal como o Grok Studio, o Canvas da OpenAI abre o projecto actual numa janela separada para edição colaborativa com o ChatGPT. No entanto, foi a Anthropic que lançou primeiro uma ferramenta deste tipo, chamada “Artifacts” para o Claude.