Esta coluna portátil da LG tem um aspecto interessante. A parte central é dominada por um acabamento em tecido que esconde os altifalantes principais e, dos lados, estão dois radiadores, com LED, para os graves. Na parte superior ficam os controlos habituais: volume, on/off, reproduzir/pausa, ligar/desligar o Bluetooth. Além destes, também temos o botão ‘Sound Boost’ que, como o nome indica, serve para intensificar o volume. Uma vez que a coluna é cilíndrica, o logo ‘XBoom’ serve também para indicar que os altifalantes estão apontados na direcção certa.
No lado oposto, está uma tampa em borracha que cobre as entradas e é aqui que começam os problemas. A Xboom Go XG8T só permite ligar um dispositivo USB e, ao contrário de outras colunas deste tipo, o carregamento é feito através de um transformador. Isto faz com que se tenha de andar com mais uma coisa sempre que quiser levar a Xboom Go para qualquer lado e usá-la além do tempo limite da autonomia anunciada: segundo a LG, é de cerca de quinze horas. Mesmo com um transformador dedicado com dimensões generosas (quando comparado com um de telemóvel), a bateria demora três horas a ser carregada até 100%. A LG disponibiliza uma aplicação para controlar a coluna que dá acesso a mais funcionalidades além das que são possíveis usar através dos botões incluídos, como um equalizador.
O som é muito potente, até ao ponto de conseguir incomodar os vizinhos duas ou três casas mais abaixo, isto mesmo sem subir o volume até ao máximo – intensidade é uma coisa, qualidade é outra. Esta coluna é má, mas há opções com som um pouco mais preenchido. Ainda assim, para o tipo de utilização que estes tipos de dispositivos têm, o som é adequado. No que respeita à autonomia, usámos a Xboom Go durante três horas com o volume a cerca de 50% e o nível da bateria desceu 25%. Isto diz-nos que a autonomia conseguirá chegar bastante perto das quinze horas anunciadas.
Distribuidor: LG
Preço: €329,98