Recentemente, foi descoberto que os drivers mais recentes para placas gráficas com GPU Nvidia causam instabilidades nos PC que afectam quem tem placas gráficas GeForce RTX 5000, RTX 4000 e RTX 3000. Agora, alguns editores de videojogos estão a aconselhar os utilizadores a evitarem as versões recentes dos drivers da Nvidia ou a reverterem para a versão lançada de Dezembro.
Desde a actualização para os drivers 572.xx da Nvidia, vários utilizadores de placas gráficas das séries RTX 40 e 30 têm experimentado problemas com alguns jogos novos, especialmente Inzoi e The First Berserker: Khazan. Os problemas incluem falhas, congelamento do sistema e quedas súbitas na velocidade de actualização do ecrã.
A editora de Inzoi, Krafton, escreveu nas suas notas sobre drivers gráficos que, embora recomende que os proprietários da série RTX 50 usem o driver 572.83 mais recente, o mesmo driver pode causar quebras de velocidade ao jogar o jogo com recurso uma placa da série RTX 40.
Como tal, a empresa recomenda o uso da versão do driver 566.36 lançada em Dezembro de 2024. Quaisquer proprietários da série RTX 30 que estejam a experimentar problemas também são aconselhados a usar a versão mais antiga do driver.
A editora de The First Berserker: Khazan, Neople, escreveu uma recomendação idêntica nas suas notas para uma melhor experiência de jogo.
O facto de os editores responsáveis por dois jogos recentes de sucesso terem sido forçados a emitir estes avisos ilustra quão generalizados estes problemas se tornaram.
Foi em Fevereiro que ouvimos pela primeira vez falar de problemas que afectam placas das gerações RTX 50, 40 e 30 da Nvidia, sendo a linha Blackwell a mais afectada. Pareciam ter origem no lançamento do driver 572.16 da Nvidia, que activou o suporte RTX 50. Houve relatos de alguns utilizadores que contornaram os problemas limitando a taxa de actualização do seu ecrã a 60Hz.
Uma pessoa escreveu que reverter para o driver 566.36 era a única maneira de corrigir os problemas que afectavam a sua placa Asus RTX 4070 Ti Super TUF, cujos sintomas incluíam o Cyberpunk 2077 a bloquear todo o PC.
A Nvidia confirmou que estava a investigar os problemas e que lançaria actualizações para os resolver, várias das quais já foram lançadas. Embora pareçam ter corrigido a maioria dos problemas que afectam a linha RTX 5000, não têm sido tão eficazes nas placas gráficas mais antigas. Isto levou vários utilizadores a acusarem a Nvidia de dar prioridade às suas placas mais recentes, ignorando os problemas que afectam as séries Lovelace e Ampere.
Sem sinal de uma correcção no horizonte, aqueles com placas gráficas da geração anterior que estão a experimentar os problemas estão a ficar cada vez mais frustrados.