Nos últimos anos, os suportes para as placas gráficas grandes juntaram-se à lista de componentes que quem quiser montar um PC personalizado pode necessitar. À medida que as placas gráficas topo de gama e as suas soluções de arrefecimento continuam a crescer e a ficar mais pesadas, há mais hipótese de começarem a soltar-se ou a deformar a caixa e a motherboard, o que obriga a criar meios mais sofisticados para detectar e prevenir o problema.
Os proprietários de placas gráficas Asus descobriram recentemente que a empresa acrescentou uma funcionalidade no seu software GPU Tweak para detectar possíveis movimentações inesperadas da placa gráfica. Uma investigação ao funcionamento da funcionalidade revelou que a empresa acrescentou hardware às placas precisamente para este fim.
O software de monitorização GPU Tweak da Asus aparentemente recebeu uma nova funcionalidade chamada “Equipment Installation Check” por volta da altura em que a Nvidia lançou as suas placas gráficas da série RTX 50 em Janeiro. Clicar no lado direito da janela produz um cálculo preciso do ângulo horizontal da placa gráfica, com um aviso se este descer demasiado.
A funcionalidade ajuda os utilizadores a detectarem se a placa começar a cair. À medida que mais placas gráficas usam dissipadores de calor cada vez maiores e mais pesados, a gravidade pode puxá-las para baixo lentamente ao longo do tempo, potencialmente danificando a ligação PCIe. Em 2023, os utilizadores da Gigabyte começaram a queixar-se de que as suas placas estavam a rachar devido a este fenómeno.
Após investigar a aplicação de monitorização da Asus, o site Uniko’s Hardware descobriu que a ROG Astral RTX 5090 inclui um IMU Bosch BMI323, com um acelerómetro giroscópico para medir o ângulo da placa. Embora inovadora, a solução não é totalmente descabida. A placa pesa 2,9 kg, pelo que os utilizadores que podem pagar os altos preços que são pedidos por este hardware provavelmente também podem pagar um pouco mais para terem mais segurança.
Os suportes para as placas gráficas, que normalmente se aparafusam num slot de expansão adjacente abaixo da placa gráfica (e muitas vezes incluem iluminação RGB, claro), são bastante comuns actualmente. Como muitas outras placas gráficas topo de gama, a Asus Astral RTX 5090 é fornecida com um. No entanto, os fabricantes também conceberam outras soluções únicas.
Em 2022, a 51RISC lançou uma RTX 4090 com dois níveis de bolha no lado exposto. A 3090 Ti da EVGA também trazia uma fita que se prende ao topo do chassis para estabilizar a placa.
As placas gráficas cresceram em tamanho principalmente porque, à medida que os efeitos da Lei de Moore abrandam, alcançar aumentos de desempenho significativos requer mais potência, mais calor e sistemas de arrefecimento maiores. Embora o consumo de energia da ROG Astral RTX 5090 da Asus seja ligeiramente inferior ao da TUF 4090, a placa mais recente expande-se de três para quatro slots e pesa quase o dobro.