A AMD respondeu aos relatos que dão conta de 108 CPU Ryzen 7 9800X3D que deixaram de funcionar inesperadamente nas máquinas dos utilizadores, tendo a maioria dos incidentes a ocorrido em sistemas com motherboards Asrock.
A empresa culpa problemas de compatibilidade de memória por os processadores “não conseguirem completar o POST”, embora os chips afectados tenham, segundo os relatos, passado o POST e funcionado durante períodos que variam de meia hora a vários meses antes de deixarem de funcionar, com vários casos com sinais de danos físicos.
Esta semana, foi compilada uma lista de 108 publicações no Reddit que dão conta de Ryzen 7 9800X3D que ficaram danificados, juntamente com outros 12 chips da série Ryzen 9000 que sofreram o mesmo destino. 98 das falhas, ou 82%, ocorreram em placas Asrock. Os processadores passaram o POST e funcionaram durante algum tempo antes de morrerem sem sinais de falha.
Este número de incidentes não representa um número enorme em comparação com os milhares de CPU Ryzen 7 9800X3D vendidos todas as semanas – o processador é incrivelmente popular entre os jogadores, e por boas razões. Mas também não é um número insignificante, pelo que a AMD deu uma resposta oficial a alguns meios de comunicação.
“Estamos cientes de um número limitado de queixas de utilizadores que envolvem motherboards Asrock com socket AM5 que não conseguem completar o POST. Depois de uma investigação conjunta, a AMD e a Asrock identificaram um problema de compatibilidade de memória presente em versões anteriores da BIOS, que foi rectificado na versão mais recente da BIOS”, escreveu a empresa, repetindo declarações anteriores feitas pela Asrock.
A AMD acrescentou que a falha no POST pode ser causada por vários factores e não indica necessariamente um CPU não funcional. Recomenda que qualquer pessoa que esteja a ter problemas comece por actualizar a BIOS para a versão mais recente. Se os problemas persistirem, o próximo passo é contactar a equipa de apoio ao cliente da AMD.
Na semana passada, a Asrock respondeu aos relatos de problemas. A empresa disse que inspeccionou uma placa-mãe de um sistema onde a CPU apresentava danos de queimadura. Afirmou que não havia danos de queimadura na motherboard ou na área dos VRM. Após “limpar e remover detritos” do socket do CPU, a motherboard arrancou com sucesso com a BIOS original e passou em testes de stress.
A AMD diz que um problema de compatibilidade de memória impediu os processadores de passarem os testes POST, impedindo-os de funcionarem completamente. Mas a publicação no Reddit afirma que os chips problemáticos passam o POST e funcionam durante algum tempo antes de falharem, por vezes com danos eléctricos ou de queimadura, o que não está de acordo com a explicação dada pela AMD.
Só se pode concluir que a declaração da AMD se refere apenas aos casos em que os 9800X3Ds não passaram o POST, e não àqueles que sofreram danos físicos permanentes. No entanto, muitas das respostas dos utilizadores à explicação têm sido negativas. É possível que a empresa faça um acompanhamento e emita outra declaração em breve.