Se é um leitor esquecido, ou se está a retomar uma série de livros em que não toca há muito tempo, a Amazon disponibilizou uma nova funcionalidade para o Kindle que poderá ser útil.
A funcionalidade “Recaps” mostra pequenos sumários do que aconteceu nos volumes anteriores de uma série de livros, para que saiba o que se está a passar antes de mergulhar num título mais recente. A Amazon compara isto ao segmento “Anteriormente em…” que aparece muitas vezes antes do início de um episódio de televisão.
Quem quiser usar os Recaps terá primeiro de instalar as últimas actualizações de software do Kindle. Caso contrário, terá de esperar por uma actualização over-the-air agendada para as próximas semanas.
A Amazon não diz quantos resumos estão disponíveis; um porta-voz confirmou ao site TechCrunch que foram produzidos por IA generativa. Para determinar se uma série de livros tem Recaps disponíveis, procure o botão “View Recaps” na página da série na biblioteca Kindle ou o item “View Recaps” dentro do menu de três pontos do agrupamento da série.
A funcionalidade está actualmente disponível apenas para utilizadores com um dispositivo Kindle físico, embora a Amazon diga que será lançada para iOS “em breve”. O fabricante do Kindle não mencionou quando se pode esperar que a ferramenta chegue ao Android.
A Amazon não forneceu uma lista de títulos suportados, mas disse que está disponível “para séries de livros em inglês mais vendidas”, incluindo géneros como fantasia épica e thrillers, bem como “títulos populares e favoritos de longa data”.
A Amazon introduziu funcionalidades semelhantes de resumo com inteligência artificial no ano passado nas suas outras plataformas. Em Novembro, começou a lançar os Resumos X-Ray para clientes da Fire TV, que usam IA para gerar resumos de texto de episódios e temporadas no Prime Video. No lançamento, os Resumos X-Ray estavam disponíveis para séries originais da Amazon MGM Studios, como Daisy Jones & the Six, Mr. & Mrs. Smith, The Wheel of Time, Upload e The Boys.
Para já, esta funcionalidade está apenas disponível nos EUA.