Na semana passada, uma juíza do Tribunal Distrital da Virgínia (EUA) considerou a Google culpada de manter, de forma intencional, uma posição de monopólio no mercado da tecnologia de publicidade. A empresa liderada por Sundar Pichai já anunciou que vai recorrer da decisão, mas, se for mesmo condenada, pode ter de vender o Chrome.
Durante as várias sessões deste julgamento, onde foram ouvidos representantes de outras empresas tecnológicas que se movimentam no mesmo espaço da Google, houve uma que se destacou: a que serviu para conhecer a opinião da OpenAI.
Numa audiência promovida pelo Departamento de Justiça, Nick Turley, gestor de produto do ChatGPT, confirmou que a OpenAI estaria disponível para comprar o Chrome, se a Google fosse mesmo obrigada a vender o navegador. A estratégia da empresa passaria por integrar o browser no seu ecossistema de IA.
Segundo Nick Turley, esta compra iria permitir à OpenAI «oferecer uma experiência realmente incrível aos utilizadores» com um browser que dá «prioridade à IA», escreve o site Bloomberg. Este objectivo da empresa de Sam Altman não é novo: em Novembro de 2024 várias notícias deram conta de que a OpenAI estava a trabalhar num navegador próprio.
Para desenvolver este recurso, foram mesmo contratados programadores que tinham passado pela Google e trabalhado no Chrome: Ben Goodger e Darin Fisher, lembra o TechCrunch.