Com a data do lançamento da versão final a 17 de Abril, a Canonical lançou a versão beta da distribuição Linux Ubuntu 25.04 ‘Plucky Puffin’. Com apenas algumas semanas pela frente, esta versão beta dá uma boa ideia de como será a versão final. Além disso, deve estar livre de erros graves ou bugs de instalação, pelo que provavelmente pode experimentá-la sem encontrar muitos problemas.
Incluído nesta versão beta está o kernel Linux 6.14, que é extremamente recente, tendo sido lançado no Domingo, 24 de Março. O kernel no Linux é o núcleo que inclui a maioria dos drivers de hardware, pelo que mantê-lo actualizado garante que o hardware novo funcionará correctamente no Ubuntu.
Inclui também o novíssimo GNOME 48, que saiu na semana passada e que permite o empilhamento de notificações, oferece melhorias de desempenho, novos tipos de letra, definições de bem-estar digital, um visualizador de imagens actualizado e muito mais. O Ubuntu é uma das maneiras mais fáceis de experimentar o mais recente e melhor lançamento do GNOME.
Para além das actualizações já referidas, as aplicações principais do Ubuntu também foram actualizadas. Incluídas estão o Firefox 136, LibreOffice 25.2, Thunderbird 128 e GIMP 3.0 (esta é uma grande actualização). O leitor de PDF Evince foi substituído por um fork chamado Paper, que foi actualizado para usar GTK4 e está parcialmente escrito em Rust.
A versão beta do Ubuntu 25.04 não está disponível apenas para desktop, mas também para servidores, Cloud e as várias spins, como o Kubuntu. Podem encontrar links de download para todas as diferentes versões neste anúncio.
Embora a Canonical tenha estado a lançar imagens diárias desta versão desde que o desenvolvimento começou, esta versão beta pode despertar o interesse de um público mais vasto, que pode experimentá-la numa gama mais ampla de hardware, para que os bugs possam ser corrigidos antes do lançamento final no próximo mês. Para aprender a relatar problemas, consulte esta página de ajuda do Ubuntu.