Para alguns, a febre das trotinetas eléctricas já lá vai. De um conjunto de quase dez marcas que chegou a operar em Portugal, em regime de aluguer via app, sobram poucas: entre as resistentes estão Uber e Bolt.
No mercado de compra e venda, há algumas opções (com a Xiaomi ou a Urban Glide) e a Niu reforça a sua posição com dois modelos da gama KQi300. Ambas garantem «suspensão hidráulica frontal avançada, farol dianteiro LED em forma de halo, pneus de 10,5” x 2,5”» e gestão a partir de uma app que permite escolher vários modos de condução.
A mais cara é a KQi 300X (749 euros), um modelo com autonomia de 60 km, velocidade máxima de 25 km/h e capacidade para subir inclinações de 25%. Este modelo tem uma bateria de 608 Wh que carrega em «seis horas» e uma potência de 500 W ou 1000, em «rendimento máximo».
Por menos cem euros, temos a 300P (649 euros); esta trotineta da Niu também chega aos 25 km/h, mas a autonomia baixa para os 48 km. Além disso apenas sobe ruas com inclinação máxima de 20% e tem uma bateria e 486 Wh. Uma vez que há menos capacidade, o tempo de carregamento também é reduzido: cinco horas.