Muitas vezes, em jogos online, podemos estar a jogar contra bots, quando na realidade a expectativa era que houvesse humanos como adversários. Para lutar contra esta realidade, a Razer anunciou uma nova funcionalidade de autenticação para o seu sistema de login.
O primeiro título a integrar esta tecnologia será Tokyo Beast, um jogo de combate estratégico que também vai tirar partido do sistema de pagamentos Razer Gold, a carteira digital da marca.
A ideia é que haja a garantia de que, quem está a jogar é, efectivamente uma pessoa real. Para isso, a marca criou o ‘Razer ID verificado pelo World ID’, um sistema baseado num sistema de «login único (SSO), utiliza um processo de verificação humana».
Desta forma, a Razer diz isto garante que «cada conta pertence a uma pessoa real, contribuindo para um ambiente de jogo mais seguro e livre de bots». Para fazer esta verificação, basta usar o login de uma conta Razer ID na app da World, uma empresa cuja actividade foi suspensa em Março de 2024 pela CNPD.
No Verão, contudo, a CNPD reconheceu ter havido um «incidente de competência» e teve de levantar a suspensão à World, em Portugal. Isto aconteceu depois de a empresa ter entregado documentação onde provava ter um «estabelecimento na Alemanha», o que fazia com que a entidade competente para esta país, neste caso a Bayerisches Landesamt für Datenschutz.
Desta forma, a CNPD passou a ser «Autoridade de Controlo Interessada» e passou a ficar apenas «atenta a todos os desenvolvimentos deste processo», sem qualquer impacto vinculativo na actividade da World.
Contudo, a empresa manteve-se afastada do mercado durante quase onze meses, voltando ao activo em Fevereiro deste ano, depois de uma «pausa voluntária», confirmou fonte da World à PCGuia.
Nota: esta notícia foi alterada em relação ao texto publicado a 19 de Março, com novas informações relativas à suspensão da World em Portugal.