A Xiaomi anunciou a série Xiaomi 15, que quer ser a «referência para fotografia profissional em mobile» graças às lentes Summilux e em o Ultra é o expoente máximo. Este Xiaomi é «inspirado no design clássico das máquinas fotográficas da Leica» como explicou Tiago Flores, Country Director da marca em Portugal, durante uma apresentação à imprensa que decorreu em Lisboa.
O Xiaomi 15 Ultra tem ecrã AMOLED WQHD+ de 6,73 polegadas, com uma resolução de 3200 x 1440, uma densidade de píxeis de 522 ppi e brilho máximo de 3200 nits. Além disso, tem Xiaomi Shield Glass 2.0, o que permite ser «resistente 16 vezes mais do que o seu antecessor», disse Rui Fernandes, Field Force and Training Manager da Xiaomi. A robustez volta a ser um dos focos da marca com estrutura de alumínio de alta resistência, certificação IP68 e Corning Gorilla Glass 7i a proteger o módulo da câmara traseiras, que é «77% mais resistente a quedas e 84% mais resistente a riscos», indica o responsável.
O desempenho também não foi descurado e materializa-se no processador Snapdragon 8 Elite da Qualcomm (mais 45% no desempenho do CPU e menos 52% no consumo de energia em comparação com a geração anterior), ao que se junta 16GB de RAM e 512GB de armazenamento interno.
«Fotografia de elite»
A fotografia é o ponto alto do Xiaomi 15 Ultra, que com as suas quatro câmaras traseiras com lentes Leica Summilux e estabilização óptica da imagem (OIS), que prometem imagens de «elite», o claim desta nova gama como referiu Tiago Flores. O sensor principal é um Sony LYT-900 de 50 MP, sendo o módulo completado por uma teleobjectiva flutuante de 50 MP, teleobjectiva de periscópio de 200 MP e ultra grande angular de 50 MP. Isto permite cobrir distâncias focais de 14, 23, 70 e 100 mm. Segundo Rui Fernandes, o 15 Ultra permite imagens com «cores vivas e riqueza de detalhe mesmo nos cenários mais desafiantes», por exemplo, «à noite, durante pôr-do-sol e com pouca luz». Além disso, há ainda gravação de vídeo 8K a 30 fps e Log de 10 bits a 4K 60 fps em todas as distâncias focais tendo o smartphone certificação ACES, que comprova «uma precisão de cor ao nível dos padrões da indústria e filmagens de qualidade cinematográfica».
Este equipamento tem ainda um sensor de impressão digital ultra-sónico, que permite um desbloqueio ainda mais rápido e fiável, mesmo com os dedos molhados ou sujos, e uma grande autonomia com uma bateria de 5410mAh. O 15 Ultra suporta HyperCharge a 90W, ao qual e junta o carregamento rápido sem fios de 80W. Disponível nas cores Black e Silver Chrome, que integra fibra de vidro aeroespacial e couro PU, o mais recente topo de gama da Xiaomi tem um PVP de €1499,99.
Experiência compacta
O Xiaomi 15 é o modelo mais compacto do topo de gama da marca, mas não é por isso que não promete uma «experiência mobile de última geração». Com certificação IP68, estrutura de alumínio, uma relação ecrã-corpo de 94% e molduras ultrafinas de apenas 1,38 mm, este smartphone tem ecrã CrystalRes AMOLED de 6,36 polegadas (2670 x 1200) e uma densidade de pixéis de 460 ppi, garantindo imagens nítidas e detalhadas.
Com o mesmo processador do Ultra, o Xiaomi 15 tem 12GB de RAM e 256 GB armazenamento interno, uma bateria de 5240mAh, e carregamento rápido com fios de 90W e sem fios de 50W.
Já ao nível da fotografia, o equipamento tem uma câmara tripla que oferece «uma qualidade de imagem excepcional, cobrindo uma vasta gama de distâncias focais entre 14 mm e 120 mm». A câmara principal conta com uma lente Leica Summilux e sensor Light Fusion 900 de 50 MP; os outros sensores são de teleobjetiva e ultra grande angular, ambos de 50 MP. Ao nível do vídeo, o Xiaomi 15 permite 8K a 30 fps e Dolby Vision em 4K a 60 fps em todas as distâncias focais. Disponível em Black, White e Green, este modelo vai ter um PVP de €1.099,99.

IA em todo lado e HyperOS 2.0
A série Xiaomi 15 vai ter o HyperOS 2, uma versão melhorada do sistema operativo para uma experiência fluida, colaborativa e cheia de funcionalidades de inteligência artificial. O Xiaomi HyperAI inclui funcionalidades como escrita, intérprete, legendas e reconhecimento de fala com IA e ferramentas que permitem melhorar as fotografias, apagar objectos e pessoas, substituir o céu e fazer pequenos filmes. Além disso, há a possibilidade de interagir directamente com as aplicações Xiaomi através do Google Gemini, além do conhecido Circle To Search.
O HyperOS 2 tem a tecnologia Xiaomi HyperCore, uma plataforma desenvolvida pela marca, que tem um novo estilo no ecrã bloqueado, com modelos, elementos e temas cinematográficos. Além disso, há ainda o Xiaomi HyperConnect para permitir que dispositivos, de plataformas e ecossistemas diferentes, incluindo Windows e macOS, possam funcionar em conjunto. Aqui o destaque vai para as opções ‘Cross-device Camera’, que possibilita «aceder à câmara de outro dispositivo, mantendo a capacidade de processamento de imagem do Xiaomi 15 Series», e a ‘Câmaras Combinadas’ que permite usar duas câmaras e apresentar feeds de vídeo de vários dispositivos.
De 2 a 16 de março de 2025, na compra de um Xiaomi 15 ou Xiaomi 15 Ultra, os clientes recebem um Xiaomi Pad 7 Gray 8GB RAM + 128GB ROM sem custos adicionais. Esta promoção é válida nas lojas Worten, FNAC, Media Markt, Auchan, Rádio Popular, El Corte Inglés, Xiaomi Store, MEO, NOS e Vodafone.
Um ano «espectacular»
Tiago Flores falou ainda dos resultados da Xiaomi: «Tivemos um ano de 2024 espectacular a nível local e a nível internacional. Conseguimos ser a marca com melhor performance a nível global em termos de venda de smartphones, que continua a ser o nosso core da nossa empresa».
O responsável revelou que isso se deveu «à estratégia Human x Car x Home», que permite ter já «861 milhões equipamentos de IoT conectados», e referiu que as vendas de smartphones «cresceram 15% em todo o mundo e 16%, em Portugal, sendo que as gamas Xiaomi, aumentaram mais de 50%». No mercado de tablets, a Xiaomi também está a ter sucesso e é já a «quinta marca» em termos de unidades, mas é nos wearables que a fabricante é a «número 1».
Apesar de o SU7 ainda não estar disponível na Europa, a Xiaomi está a revelar ser um grande player no mercado de EV: «Fomos das empresas que mais sucesso teve na indústria automóvel e na indústria de carros eléctricos com a entrega de 180 mil veículos no ano passado».
Tiago Flores disse ainda que «todo este desenvolvimento não se faz sem muito investimento» e, que divulgou que a empresa «tem, ano após ano, investido cada vez mais em I&D» sendo que prevê investir, este ano, «3,95 mil milhões de euros (30 mil milhões de RMB)» em inovação.
Notícia actualizada às 9h32 com a informação da promoção.