Os dobráveis estão a avançar para um conceito de três ecrãs, já há computadores com displays que seguem esta abordagem, mas as consolas de jogos portáteis ainda estão de fora desta tendência tecnológica.
Não foram, até agora: a Samsung está a mostrar, no Mobile World Congress 2025, uma consola deste género, embora pareça ser mais um ecrã de um Galaxy Z Fold com dois controlos de cada lado, a fazer lembrar uma Switch.
A Flex Gaming é, como muitos dispositivos deste género, um protótipo; tem um ecrã OLED de 7,2 polegadas, um chassis colorido (que também acaba por piscar o olho à consola da Nintendo). De cada lado há um joystick e botões direccionais com um formato estranho: à roda de um círculo, com um buraco no meio.
Contudo, é fácil perceber por que é que isto acontece: como a consola se dobra, o joystick da esquerda encaixa-se no orifício do d-pad da direita e vice-versa. Esta consola tem ainda um botão ‘Home’, um de ‘Menu’ e os clássicos gatilhos nos cantos superiores.
Sobre dados técnicos desta nova abordagem a uma consola de jogos com ecrã dobrável não há informações. Pelo que pudemos ver no stand da marca, no MWC, apenas se percebe que o carregamento é feito por USB-C, faltando saber dados sobre a bateria, o armazenamento e a compatibilidade com jogos.
A falta de informações alarga-se ainda à futura disponibilidade de um modelo de consola com ecrã dobrável: a acontecer, pode ser um dispositivo da própria Samsung ou a produção de um ecrã deste género para uma outra marca. Será que no futuro teremos uma Steam Deck Flex ou uma Switch Fold?