A marca polaca Vasco, conhecida pelos seus tradutores de bolso com ligação gratuita à Internet, criou uma nova forma de fazer uma tradução automática de conversas entre falantes de várias línguas: os earbuds Vasco Translator E1.
O dispositivo de bolso, que a PCGuia testou em 2022, transformou-se em auriculares, com a tecnologia que já conseguimos encontrar nos Pixel Buds, associados ao Google Gemini dos Android ou nos Galaxy Buds3 Pro e Buds3.
A ideia é, assim, a mesma: os Vasco Translator E1 colocam-se nos ouvidos e, emparelhados com um smartphone que tenha a app Vasco Connect, permitem «traduzir automaticamente em mais de 50 idiomas», com ajuda de IA.

O problema está no facto de este modelo custar 389 euros, os Pixel Buds, 199 e os Galaxy Buds3, 179,90. Uma vez que o smartphone é necessário em ambos os casos, os Vasco Translator E1 tornam-se um mau negócio para quem tenha um Android – ainda assim, só são compatíveis com quarenta idiomas.
Já para quem usa iPhone, e como aos AirPods (ainda) não conseguem fazer o mesmo, esta opção é mais viável. Os Vasco Translator E1 tem um alcance de dez metros, tecnologia Bluetooth 5.2, autonomia de três horas e pode ainda ser ligada ao Vasco Translator V4, para ter acesso a «mais idiomas».