A Microsoft anunciou na semana passada que ia remover o método que permitia aos utilizadores instalar o Windows 11 sem necessidade de ligação à Internet e a utilização de uma conta Microsoft. Desde 2022, o Windows 11 exige tanto uma ligação à internet como uma conta Microsoft durante o processo de configuração de um novo PC (ou reinstalação do Windows 11). Naturalmente, nem toda a gente quer isto, e assim foram descobertas soluções alternativas.
A mais popular era o comando “oobe\bypassnro” que, quando inserido na linha de comandos durante a instalação do Windows 11, activava um botão que permitia omitir a ligação à internet, evitando assim a exigência de uma conta Microsoft. A Microsoft disse que vai remover este comando para que mais utilizadores se liguem à internet e se registem com uma conta Microsoft durante a fase de instalação. Compreensivelmente, isto não caiu bem a muitos utilizadores que não querem usar uma conta Microsoft.
Apesar da remoção do comando oobe\bypassnro, é possível editar o registo do Windows para activar o botão que permite omitir a ligação à Internet, pelo menos ainda não. Assim, ainda se pode criar manualmente a edição de registo, mas esse é um processo muito mais longo e algo complicado.
Entretanto foi descoberto uma nova forma de instalar o Windows 11 offline também através da utilização da linha de comandos (que se pode abrir com Shift + F10) que facilita muito a ultrapassagem do registo do sistema operativo com uma conta Microsoft.
Descoberta pelo utilizador @witherornot1337 no X, escrever “start ms-cxh:localonly” na linha de comandos durante a instalação do Windows 11 permite criar directamente uma conta local.
O comando faz aparecer uma interface mais antiga, ao estilo da do Windows 10, que permite especificar um nome de utilizador e palavra-passe para a conta local. Depois, clicar em ‘Seguinte’ leva directamente à preparação do ambiente de trabalho, antes de ser pedido para especificar as definições de privacidade.
Este é um processo muito mais simplificado em comparação com o antigo método oobe\bypassnro, que exigia que o PC reiniciasse e progredisse lentamente pela instalação do Windows 11 antes de chegar ao ambiente de trabalho.
Este novo método não exige um reinício e salta directamente para o fim da instalação, chegando precisamente ao ponto em que o Windows pede para configurar as definições de privacidade.
Enquanto esta nova solução alternativa funciona por agora, é provável que a Microsoft a remova no futuro.