O Redmi Note 14 Pro+ 5G é um telemóvel que tem uma boa qualidade de construção, feito em alumínio de alta resistência e, agora, com certificação IP68 (protecção contra poeira e água), um upgrade muito bem-vindo em relação ao seu antecessor. Isto deve-se ao facto de a Xiaomi ter apostado nesta gama e, em especial nos modelos Pro, na durabilidade. Prova disso é a inclusão de vidro Gorilla Glass Victus 2, à frente. No design há uma grande mudança em relação ao 13 Pro+ 5G: o módulo traseiro das câmaras é central, arredondado e mais sobressaído.
O ecrã CrystalRes AMOLED 1,5K de 6,67 polegadas também impressiona pela positiva: tem uma excelente qualidade e brilho, além de uma taxa de actualização que pode ser definida para 120 Hz; tudo isto oferece uma experiência de visualização muito boa em qualquer situação. O som é, também, um destaque positivo, com um áudio bem equilibrado, graças às duas colunas existentes e à tecnologia Dolby Atmos. Só é pena não ter entrada jack de 3,5mm, algo que, para nós, é ainda uma mais-valia.
Edição de imagem com IA
O Redmi 14 Pro+ 5G também brilha na fotografia – o módulo traseiro tem um sensor principal de 200 MP, um ultra grande angular de 8 MP e um macro de 2 MP. Graças à câmara principal e à estabilização óptica de imagem, é possível tirar fotos muito boas ao ar livre, em interior e mesmo à noite.
O processamento de imagem foi melhorado, está mais rápido e há diversas opções de inteligência artificial para retirar objectos e pessoas, colocar um céu, expandir o fundo ou adicionar fundos divertidos, sendo que estas duas só estarão disponíveis numa actualização posterior à data de fecho desta edição – assim, não conseguimos testar estes recursos. Já ao nível do vídeo, este Redmi também fica “bem na fotografia”: tem uma funcionalidade que usa IA para ajudar na edição e que pode ser usada mesmo por pessoas menos experientes.
Boa autonomia, mas sem carregador
Nos benchmarks, o Pro+ 5G tem resultados bons nos testes e fica ao nível de alguns dos rivais que já testámos, como o Galaxy A55, e acima do seu antecessor, como seria de esperar, graças ao processador Snapdragon 7s Gen 3. No dia-a-dia, este Redmi mostra-se um smartphone competente e sem dificuldades em executar qualquer tarefa, mesmo com muitas apps abertas.
A autonomia é boa bastante boa e aguenta um dia inteiro sem que haja restrições ao nível da utilização, o que permite, com algum cuidado e certas opções desligadas, chegar a um dia e meio. Com carregamento rápido de 120 W, o tempo que temos de esperar para chegar aos 100% não é um problema. A questão é que o Redmi Note 14 Pro+ 5G não traz carregador incluído, apenas cabo USB, o que é um ponto negativo já que, até agora, a marca sempre fez questão de se diferenciar das outras por este motivo.
Nem tudo é hardware
A versão 14 do Android instalada não é a mais recente, sendo que a Xiaomi poderia optar por ter colocado o 15, o que implica que esse upgrade seja uma das três actualizações do sistema operativo que o utilizador terá de fazer. A marca vai ainda dar seis anos de actualizações de segurança, dado que essa vai ser uma exigência, em breve, da União Europeia. No software de IA, a Xiaomi dá cartas com o AI Interpreter, o AI Notes, o AI Subtitle e o AI Recorder: estes recursos permitem-nos ter um intérprete, tirar notas, fazer resumos, colocar legendas em vídeos e criar transcrições. Todas funcionaram na perfeição e em português europeu apesar de, por vezes, “fugirem” um pouco para o outro lado do oceano.
Distribuidor: Xiaomi
Preço: €499,99
Benchmarks
- AnTuTu: 734 322
- 3D Mark Wild Life: 4184
- GeekBench 6 Single CPU: 1149
- GeekBench 6 Multi CPU: 3206
- GeekBench 6 OpenCL: 3296
- PCMark 3.0 Work: 13 484
- PCMark 3.0 Battery: 788 minutos
Ficha Técnica
Processador: Snapdragon 7s Gen 3 (4nm)
Memória: 8 GB
Armazenamento: 256 GB
Câmaras: 210 MP (traseira); 20 MP (frontal)
Ecrã: 6,67″ CrystalRes AMOLED de 1,5K (1220 x 2712), 446 ppi
Bateria: 5110 mAh
Dimensões: 162,53 x 74,67 x 8,75 mm
Peso: 210,1 gr