A IA generativa Sora, anunciada pela OpenAI em Fevereiro de 2024, e que acabou por ficar disponível de forma massificada apenas em Dezembro, já pode ser usada na Europa.
Esta ferramenta consegue gerar vídeos a partir de instruções de texto e, ao contrário do ChatGPT/DALL.E, não pode ser usada de forma gratuita, nem mesmo com um período de teste ou funcionalidades mais reduzidas.
Para usar o Sora (que tem um site dedicado), vai ser mesmo preciso assinar um de dois planos pagos do ChatGPT: Plus, por vinte dólares/mês ou Pro, por duzentos. O primeiro dá mil créditos (o que serve para gerar até cinquenta vídeos) e o segundo, quinhentos (até dez mil vídeos).
Com o Plus, a resolução máxima é de 720p, com limite de dez segundos; já com o Pro, a resolução sobe até aos 1080p, vinte segundos e cinco vídeos diferentes. Além disso, também é possível descarregar os vídeos sem marca de água.
O Sora permite criar vídeos com três formatos (9:16, 16:9 e 1:1), três resoluções (480p, 720p e 1080p) e seis géneros, entre estes Film Noir, Cardborad & Papercraft e Balloon World. Esta IA generativa consegue ainda criar storyboards dos vídeos gerados.