O inevitável está prestes a acontecer. Embora não tenha sido anunciado oficialmente, na mais recente actualização de pré-visualização do Windows está uma mensagem que confirma a data em que o Skype vai finalmente deixar de existir. Qual é a alternativa? A Microsoft incentiva os utilizadores a mudarem para o Teams.
De acordo com um artigo publicado no site XDA, uma mensagem encontrada no código diz: “A partir de Maio, o Skype deixará de estar disponível. Continue as suas chamadas e conversas no Teams.” Seguindo esta mensagem, outra linha menciona que um certo número “dos seus amigos já mudaram para o Teams gratuito”.
Até agora, o aviso ou nota oficial não está a aparecer aos utilizadores do Skype, mas pode começar em breve. O Skype estreou-se em 2003 e foi adquirido pela Microsoft em 2011 por 8,5 mil milhões de dólares. No entanto, não foi um sucesso instantâneo para a Microsoft, visto que a integração no Windows 10, Windows Phone, e até mesmo a Xbox não conseguiu ter o impacto esperado.
Ao longo dos anos, a Microsoft lançou várias actualizações para o Skype, mas o produto não conseguiu tornar-se uma opção viável durante a pandemia — altura em que o Zoom capitalizou a oportunidade. A Microsoft construiu o Teams com base no Skype, embora a experiência entre as duas plataformas tenha permanecido distinta.
A Microsoft fez várias tentativas para reviver o Skype com novas funcionalidades como o Skype Clips, que permite aos utilizadores captarem mensagens de vídeo e enviá-las uns aos outros sem necessitarem de fazer uma chamada. Em 2024, também integrou o Copilot e removeu anúncios em todas as plataformas. Ainda assim, apesar destes esforços, o Skype não conseguiu tornar-se a aplicação de videochamadas ou mensagens de eleição para a maioria.
Reconhecendo o declínio do Skype, a Microsoft terminou a funcionalidade Skype Credits, que permitia aos utilizadores fazerem chamadas internacionais. Em vez disso, a Microsoft introduziu um serviço de subscrição para chamadas Skype gratuitas.
E agora, chegou a altura do Skype dizer adeus. Embora a Microsoft ainda não tenha confirmado esta informação oficialmente, é quase certo que os dias do Skype estão contados.
Actualização
A Microsoft acabou de publicar um artigo no blogue da empresa em que dá uma data concreta para a desactivação dos serviços do Skype e o que os utilizadores podem fazer para transferir a sua informação para o Teams:
- Migrar para o Microsoft Teams gratuitamente, nas próximas semanas, os utilizadores do Skype poderão iniciar sessão no Teams (gratuitamente) em qualquer dispositivo compatível, utilizando as suas credenciais do Skype. Ao iniciar sessão no Teams com uma conta Skype, as conversas e os contactos irão aparecer automaticamente na aplicação, para que possam retomar rapidamente o trabalho do ponto onde ficou.
- Exportar os dados do Skype, incluindo histórico de conversas, contactos e chamadas.