Nas instituições de ensino nacionais há vários cursos de user experience/user interface (UX/UI), incluindo em escolas como a Rumos, a Edit ou a Flag. Mas, quem quisesse tirar uma licenciatura, teria de prosseguir os estudos no estrangeiro – até hoje.
A universidade Atlântica anunciou a «primeira licenciatura em Design UX/UI em Portugal», em que promete capacitar os alunos de «competências essenciais para se destacarem no desenvolvimento de experiências digitais inovadoras e interfaces intuitivas».
Esta instituição de ensino lembra que o relatório ‘Future of Jobs’ do Fórum Económico Mundial coloca as funções da área do UX/UI no «top 10 de empregos com maior crescimento entre 2025 e 2030.
Apesar de se tratar de uma universidade nacional, a licenciatura em Design UX/UI (três anos, seis semestres) será leccionada integralmente em inglês e começa no ano lectivo 2025/26. As candidaturas, destinadas a queme estiver abrangido pelos programas ‘Regime Geral’, ‘Maiores de 23’ e ‘Concursos Especiais’ já estão abertas no site da Atlântica.