Nos últimos dias, a OpenAI tem estado no centro de uma polémica começada por Elon Musk: o CEO da Tesla, do X e da SpaceX anunciou publicamente que queria comprar esta empresa, proposta esta que foi “chutada para canto” por Sam Altman.
Mas a OpenAI parece não ter ficado muito abalada com este avanço de Elon Musk (que, aliás, já retirou a proposta de cima da mesa) e, nas últimas horas, revelou planos para lançar as próximas gerações dos LLM que estão na base do ChatGPT: GPT-4.5 e GPT-5.
Curiosamente, este anúncio da OpenAI foi feito no X. No post feito por Sam Altman, o CEO começa por reconhecer que o portfólio da empresa é confuso: «Queremos partilhar os nossos planos de uma forma mais clara e simplificar muito mais a nossa oferta».
Em concreto, Sam Altman critica a forma de seleccionar os modelos de linguagem disponíveis – diz mesmo que o «odeia» – e que a ideia é regressar a uma «IA mágica e unificada». Feito isto, o próximo lançamento da OpenAI será o GPT-4.5 (cujo nome de código é Orion), um LLM generativo sem capacidades de raciocínio.
OPENAI ROADMAP UPDATE FOR GPT-4.5 and GPT-5:
We want to do a better job of sharing our intended roadmap, and a much better job simplifying our product offerings.
We want AI to “just work” for you; we realize how complicated our model and product offerings have gotten.
We hate…
— Sam Altman (@sama) February 12, 2025
Segue-se a «unificação dos modelos da série O e da série GPT» e a consequente criação de sistemas que «possam usar todas as ferramentas [da OpenAI], saber quando devem pensar durante muito tempo ou não e, em geral, serem úteis para uma vasta gama de tarefas».
Sam Altman diz ainda que o modelo o3 deixa de ser lançado em modo stand-alone, com a chegada do GPT-5: «Tanto no ChatGPT como na nossa API, vamos lançar o GPT-5 como um sistema que integra muita da nossa tecnologia, incluindo o o3. Não lançaremos mais o o3 como um modelo autónomo». Este novo LLM vai ainda ser de acesso gratuito, embora «sujeito a limites de abuso».
Sem surpresas, o CEO da OpenAI lembra que os subscritores Plus podem usar o GPT-5 «com um nível de inteligência mais elevado»; no plano Pro, esta inteligência artificial terá um nível «ainda mais elevado».
Sobre o lançamento dos GPT-4.5 e GPT-5, Altman não deu datas concretas, apenas que será dentro de algumas «semanas ou meses».