No final de Janeiro, a OpenAI mostrou uma nova ferramenta de inteligência artificial, o Operador. Este agente, baseado num browser Web, consegue usar a Internet como um ser humano faz e, entre outras coisas, fazer reservas em restaurantes ou compras online.
Agora, surge uma das primeiras aplicações práticas e comerciais do Operador: a plataforma de reserva online de restaurantes TheFork anunciou ser «uma das primeiras empresas a colaborar na fase de Research Preview» deste agente.
Neste momento, o Operador está apenas disponível na versão Web do TheFork para utilizadores do Reino Unido, sendo possível «automatizar reservas, receber recomendações personalizadas de restaurantes e gerir marcações de forma simples e eficiente».
O TheFork diz ainda que, com este agente, as «ofertas especiais disponíveis nos restaurantes serão aplicadas automaticamente». Para já, não se sabe quando é que o Operador chega a outros países, mas por questões legais relacionadas com o uso de IA na Europa, este processo ainda deverá levar algum tempo.
Em Janeiro, Sam Altman dizia precisamente que a disponibilidade do Operador nos países da UE não seria para já: «Infelizmente, vai demorar um pouco».