A OpenAI disse que os utilizadores do ChatGPT já não precisam de iniciar uma sessão para usar o motor de busca incluído no chatbot com Inteligência Artificial, num movimento que o coloca a concorrer directamente outros motores de busca como o Google e o Bing. A funcionalidade de pesquisa, que foi lançada em Outubro do ano passado exclusivamente para assinantes, foi depois disponibilizada a todos os utilizadores com uma conta em Dezembro e está agora disponível para qualquer utilizador mesmo sem se ter registado no serviço.
Em Dezembro, a OpenAI anunciou que melhorou a velocidade geral da experiência de pesquisa com base no feedback dos utilizadores. Anteriormente, os utilizadores tinham de clicar explicitamente no ícone de pesquisa na página web para accionar a funcionalidade. O ChatGPT agora decide automaticamente se invoca uma pesquisa na web ou apenas se baseia no modelo de IA para fornecer uma resposta. Ainda pode forçar o ChatGPT a usar o motor de busca na web usando o ícone de pesquisa na web.
Além de dar respostas, uma das principais características da pesquisa do ChatGPT é que pode mostrar uma lista das fontes que foram usadas para gerar a resposta. Isto é um factor de transparência para com os utilizadores, proporcionando uma melhor compreensão de onde a informação está a vir e quão fiável ela é. Além disso, a recente actualização da funcionalidade de pesquisa no ChatGPT aproximou-o mais de um motor de busca convencional, mostrando mapas, imagens e até descrições de atracções e pontos de interesse em qualquer zona.
ChatGPT search is now available to everyone on https://t.co/nYW5KO1aIg — no sign up required. pic.twitter.com/VElT7cxxjZ
— OpenAI (@OpenAI) February 5, 2025
O assistente de IA com motor de busca Perplexity disponibilizou recentemente uma funcionalidade semelhante que permite fazer pesquisas na web sem a necessidade de criar uma conta, enquanto integra informações e avaliações de hotéis através do TripAdvisor.
De acordo com uma publicação recente da Semrush, o ChatGPT tem vindo a reduzir a liderança do Google na quota de tráfego de pesquisa para sites de terceiros, embora ainda lidere confortavelmente no número total de utilizadores que o usam.