A NordVPN, uma empresa conhecida pelas suas soluções de rede privada virtual, anunciou a disponibilidade de uma nova ferramenta que tem um «objectivo ambicioso»: permitir aos utilizadores «contornar filtros de rede avançados».
Ou seja, o NordWhisper é, na prática, é uma espécie de VPN em esteróides que, teoricamente, funciona mesmo em casos em que os ISP detectam que uma VPN está a ser usada e impedem o acesso a sites ou serviços Web.
Assim, o NordWhisper promete «dar aos utilizadores um acesso seguro e estável à Internet em ambientes adversos». E, por ‘ambientes adversos’, entendam-se as situações em que uma empresa, uma operadora ou mesmo um país bloqueiam o uso deste tipo de ferramentas.
«Mais que contornar as restrições de rede, trata-se de permitir que as pessoas trabalhem, comuniquem e acedam a serviços essenciais em liberdade e segurança, mesmo nos ambientes mais restritivos», explica Marijus Briedis, director de tecnologia da NordVPN.
Mesmo ao dar aos utilizadores este poder, a marca garante que o NordWhisper «mantém os padrões de segurança e privacidade» da sua oferta de software, com base numa «encriptação forte». Segundo a NordVPN, esta ferramenta consegue desempenhar a sua missão com base na tecnologia de «túnel Web», que funciona de «forma diferente dos protocolos VPN tradicionais».
A vantagem está no facto de o NordWhisper «imitar o tráfego regular da Internet» para «evitar ser detectado pelos filtros de rede». Neste momento, a empresa diz estar a implementar a solução de «forma gradual» no seu software de VPN e que, numa primeira fase, estará disponível para «Windows, Android e Linux». Quem tiver o NordVPN vai poder ligar esta funcionalidade nas «definições de ligação da VPN».
Sobre a legalidade de ter um recurso que “finta” as restrições legais aplicadas pelas autoridades ou outras entidades responsáveis, Marijus Briedis lembra que o uso do NordWhisper «deverá respeitar todas as leis, acordos e políticas de rede». O responsável diz ainda que a marca não apoia ou incentiva actividades ilegais».