Os Freebuds Pro 4 da Huawei podem ser comprados em três cores: branco, preto e verde. Na haste que fica fora dos ouvidos, eles têm uma gravação do logo da empresa e uma faixa dourada à volta. Não sendo fã de coisas douradas, também não fica mal. Se optar pela versão em branco, o dourado mal se vê.
Os auscultadores medem 29,1 mm x 21,8 mm x 23,7 mm e pesam cada 5,8 gramas. O estojo de carregamento e transporte mede 46,9 mm x 65,9 mm x 24,5 mm, pesando cerca de 47 gramas. A textura do estojo é levemente rugosa, o que lhe o torna agradável de segurar. A qualidade geral da montagem é excelente.
A bateria
Cada auscultador traz uma bateria de polímero de iões de lítio com 55 mAh de capacidade. Já a bateria do estojo de carregamento tem 510 mAh de capacidade. A combinação destas baterias confere uma autonomia de 7 horas com a funcionalidade de redução de ruído activa desligada e de 5 horas com essa funcionalidade ligada. Estes valores não são maus, mas há auscultadores deste tipo que oferecem bem mais autonomia.
Se juntarmos a capacidade de carregar a bateria dos auscultadores do estojo, o tempo de autonomia total é de 33 horas sem a redução de ruído activa e de 23 horas com redução de ruído. Se usarmos os Freebuds Pro 4 exclusivamente para falar ao telefone, a autonomia é de 4 horas e meia sem redução de ruído e de 3 horas e meia com a funcionalidade de redução de ruído desligada.
Já que estamos a falar de bateria, o estojo pode ser carregado através de um cabo USB-C ou sem fios por indução e uma carga completa demora cerca de uma hora com recurso ao cabo e cerca de 150 minutos se optar por carregar por indução. Já bateria dos auscultadores demora cerca de 40 minutos a ser carregada totalmente.
As ligações
Estes FreBuds Pro 4 são compatíveis com Bluetooth até à versão 5.2 e com os codecs SBC, AAC e LDAC. Se quiser usar o codec L2HC, terá de usar os FreeBuds Pro 4 ligados a um smartphone Huawei recente. Este codec de áudio de alta-definição foi desenvolvido pela própria Huawei e oferece mais largura de banda e uma bit rate adaptativa entre os 320 e os 960 kbs. Este codec também oferece menos latência, mais imunidade ao ruído, um rácio de sinal/ruído mais alto e também uma gama dinâmica mais alargada. Mas tudo isto é teórico, porque não consegui testá-los com recurso a smartphone Huawei.
Uma outra funcionalidade relativa à ligação dos FreeBuds 4 Pro é possibilidade de serem ligados a vários dispositivos simultaneamente.
Outras funcionalidades
Tal como outros dispositivos do género, os FreeBuds Pro 4 têm controlos sensíveis ao toque, que podem ser usados através de zonas na parte das hastes que ficam viradas para a frente. A razão para usar apenas uma pequena zona com uma indentação é para minimizar os toques acidentais. O utilizador pode controlar todas as funcionalidades normais deste tipo de dispositivos, como alterar o volume e ligar ou desligar a funcionalidade de eliminação de ruído.
Estes auscultadores têm uma outra funcionalidade que permite controlar o atendimento ou rejeição de chamadas com movimentos da cabeça. Se quiser atender, pode acenar com a cabeça, se quiser rejeitar pode abanar a cabeça como se estivesse a dizer que não. Infelizmente, o funcionamento não é o mais fiável. Mas a funcionalidade pode ser desligada.
A aplicação
Todas as configurações dos FreeBuds Pro 4 é feita através de uma aplicação gratuita chamada AI Life. Se estiver a usar um smartphone Android que não seja Huawei, terá de fazer sideloading da aplicação porque esta não está disponível na Play Store da Google. Já se tiver um iPhone pode descarregá-la e instalá-la normalmente.
Já testo auscultadores da Huawei há bastante tempo e o aspecto da AI Life é mais ou menos o mesmo desde há muito.
A app oferece a possibilidade de usar várias equalizações de som predefinidas ou alterar o som através do equalizador de 10 bandas. A aplicação permite criar até 3 predefinições personalizadas.
A aplicação serve ainda para fazer actualizações de firmware, testar se o diâmetro das pontas é o mais adequado ao do canal auditivo ou encontrar os auscultadores.
Som
Como calcula, o mais importante nuns auscultadores é mesmo o som. A Huawei usa altifalantes de 11 mm que têm uma construção híbrida que combina um driver com quatro ímanes com um outro driver com uma membrana plana que está encarregue da reprodução do som entre os 14 e os 48 kHz, o que, segundo a marca permite reprodução de som com graves ricos e detalhados.
No entanto, isto não é bem assim porque tudo depende do modo em que os auscultadores estiverem. Quando estão em modo de transparência (o sistema de redução de ruído activo está desligado), os graves são mesmo detalhados, mas quando o equalizador está em modo Standard, têm tendência a distorcer quando o volume está alto.
Quando se liga o cancelamento de ruído, os graves perdem algum detalhe. Já as frequências a meio do espectro e os agudos são sempre limpos e pouco sibilantes.
O sistema de cancelamento de ruído que a Huawei integrou nos FreeBuds 4 Pro oferece quatro modos de funcionamento: Dynamic que usa um algoritmo para analisar o som ambiente a adaptar o funcionamento do cancelamento de ruído. Confortable que foi desenhado para ambientes com pouco ruído ambiente. O Balanced que foi pensado para ambientes com barulho ambiente mais ou menos intenso e ainda o Ultra que se adapta a ambientes extremamente barulhentos.
Usei os FreeBuds Pro 4 em vários ambientes, desde uma sala em silêncio até uma viagem de autocarro e posso dizer que o sistema de cancelamento de ruído funciona bem, mas se olharmos para outros dispositivos deste tipo (mesmo outros modelos da Huawei), nos FreeBuds Pro 4, o sistema intromete-se um pouco mais na nitidez do som, mas não é nada que não se resolva com uma actualização de firmware. Enquanto essa actualização não vem, pode tentar usar o equalizador que está na app Ai Life para limitar os “estragos”.
Distribuidor: Huawei
Contacto: consumer.huawei.com
Preço: €199