Como Elon Musk tinha prometido, a terceira versão do Grok ficou disponível esta semana, com várias novidades e acesso gratuito para todos os que queiram experimentar as suas capacidades. Contudo, e numa fase inicial, estará em modo ‘beta’.
Isto é possível com ou sem uma conta no X, até porque esta IA tem um site próprio, como acontece com o ChatGPT, por exemplo. Em tom de brincadeira, a xAI diz que o Grok 3 vai ficar disponível até que os servidores da empresa «derretam».
Num post feito no X, a xAI diz que o Grok 3 é a plataforma de IA «mais inteligente do mundo» e destaca as suas duas principais novidades: os modos ‘DeepSearch’ e ‘Think’. O primeiro permite fazer «pesquisas turbinadas «que darão «respostas detalhadas e bem fundamentadas». O segundo promete «resolver os problemas mais difíceis em matemática, ciências de codificação» – é, portanto, um LLM de raciocínio.
No X, o Grok 3 (beta) está seleccionado por defeito; já no site dedicado, a versão activa é ainda a 2, pelo que quem quiser usar a mais recente tem de a seleccionar no canto inferior direito do campo onde se escrevem os prompts (foto em cima). A terceira forma de usar o Grok é com a app para iOS (ainda não está disponível para Android).