É uma revisão que surge quase dez anos depois de a Fundação para a Ciência e a Tecnologia ter publicado, pela primeira vez, a sua Política sobre Acesso Aberto a Publicações Científicas (foi em 2014). O objectivo é tornar ainda mais transparente o acesso aos resultados dos projectos financiados pela FCT.
«Esta nova política corporiza o entendimento de que a investigação financiada por fundos públicos, como são os que a FCT concede no quadro da sua missão, deve produzir resultados que sejam do domínio público, livremente acessíveis e reutilizáveis por todos», diz esta entidade em comunicado.
A nova Política sobre Acesso Aberto a Publicações Científicas é aplicável a projectos financiados cujo período de candidaturas termine após 7 de Fevereiro de 2025 e aplica-se a «artigos científicos, livros, capítulos de livros, monografias, teses de doutoramento e dissertações de mestrado».
«Desta forma, é potenciada a cooperação científica e o avanço da Ciência, promovendo-se também uma acrescida visibilidade da produção científica e dos seus autores», conclui a FCT. Estes documentos irão, assim, ficar disponíveis online para que a consulta seja feita por qualquer pessoa – isto será feito no site acessoaberto.fct.pt.