Durou pouco mais de um ano, a aventura da Humane AI no mercado dos dispositivos baseados em inteligência artificial. Anunciado em Novembro de 2023 como uma revolução na forma de comunicar e interagir com apps/serviços digitais, o AI Pin vai tem os dias contados.
Esta decisão acontece na sequência da compra da Humane AI pela HP, confirmada nas últimas horas: o valor deste negócio é de 116 milhões de dólares, cerca de 111 milhões de euros. Com isto, a HP fica com acesso à tecnologia da empresa, mas vai acabar com o hardware.
Neste momento, o AI Pin deixou de ser vendido no site da marca, mas o impacto desta venda à HP não fica por aqui. Quem comprou um destes pins (que, aquando do lançamento, em Abril de 2024, tinha um preço a rondar os 700 euros) vai deixar de o poder usar, uma vez que os servidores que servem de base aos seus serviços de IA vão ser desligados.
Contudo, quem comprou um destes dispositivos nos últimos noventa dias será «elegível para um reembolso». Num comunicado de imprensa publicado feio no site da Humane, a marca aconselha os proprietários dos AI Pins a «transferirem imediatamente as suas fotografias e dados importantes para um dispositivo externo».
As últimas notícias sobre o AI Pin deixavam antever um final pouco feliz para este gadget que era visto como «revolucionário» pelos seus criadores (Bethany Bongiorno e Imran Chaudhr), ambos ex-funcionários da Apple, com a promessa de que iria substituir os smartphones.
No mesmo post publicado no blog da Humane, a empresa garante que HP vai integrar os engenheiros e gestores de produto num novo grupo dentro desta empresa chamado HP IQ. Este departamento é descrito com um «laboratório de inovação em IA focado na criação de um ecossistema inteligente em produtos e serviços da HP para o futuro do trabalho».
A HP também vai ficar com o sistema operativo CosmOS AI, que poderá ser usado pela HP nos seus computadores, por exemplo, como um assistente pessoal-extra, que poderá conviver com o Copilot da Microsoft (uma espécie de dualidade Bixby/Gemini, nos smartphones Samsung).