A Bang & Olufsen é maioritariamente vista como uma empresa cujos dispositivos são mais formais e com um design que não foge muito ao clássico nórdico. Contudo, a partir de agora, a marca dinamarquesa deixa de ser tão rígida.
A novidade é o Atelier, que dá a oportunidade aos clientes de «criar produtos personalizados pela primeira vez, em colaboração com os mestres artesãos» da Bang & Olufsen. Para isto, há dois níveis de personalização.
O primeiro, e o de topo, é o Atelier Bespoke: aqui, é possível «criar um produto único» ao «incorporar materiais ou cores específicas» para dar origem a uma «peça exclusiva». Para isto, é preciso entrar em contacto com a marca, onde um especialista acompanha o processo da escolha dos materiais. A personalização máxima da Bang & Olufsen pode ser feitas em seis dispositivos: Beolab 8, Beolab 28, Beovision Harmony, Beolab 90, Beolab 50 e Beovision Theatre.
Depois, vem o Atelier Catalogue, onde temos à disposição «mais de quinhentas mil combinações possíveis de tecidos, madeira e acabamentos em alumínio». Aqui, estão apenas disponíveis três produtos: as colunas Beolab 8, Beolab 28; e a TV Beovision Theatre.
Há ainda um terceiro nível, que já existia há algum tempo, o Atelier Edition, onde o conceito passa por ter versões coloridas de «produtos icónicos» da Bang & Olufsen. Como forma de assinalar o lançamento do atelier, a marca criou uma edição especial da Beosound 2 com dez tons de gradiente com dez unidades «gravadas e numeradas» (na imagem de destaque).
Contudo, comprar uma destas colunas deverá ser uma missão quase impossível para um cliente comum: só vão estar disponíveis em quatro lojas Bang & Olufsen em todo o mundo e, as unidades que não forem compradas nos espaços físicos ficam à venda online no «princípio de Março».