O Expertbook P5 é um portátil da classe Copilot+, pelo que pode executar localmente as funcionalidades de IA que a Microsoft integrou no Windows 11. Isto é possível, porque tem um processador Ultra 7 258V, a mais recente versão de CPU da Intel, que inclui uma NPU que ultrapassa os 40 TOPS. O ecrã de catorze polegadas é LCD, ao contrário de outros modelos da marca que já usam tecnologia OLED nos painéis. A razão por trás desta decisão decerto que se prende com o facto de os ecrãs LCD serem bastante mais duráveis que os OLED, embora ofereçam um contraste um pouco pior, devido à retroiluminação.
Discreto q.b.
O Expertbook é, todo ele, um PC empresarial: feito em alumínio, a sua tampa é quase 100% lisa, tendo apenas um emblema com a indicação da marca e modelo. Isto é uma diferença relativamente a outros modelos da marca, que usam tampas com padrões geométricos e outras decorações. Como é hábito nos portáteis actuais, principalmente nos mais pequenos, as entradas estão instaladas de ambos os lados, de forma a reservar a parte de trás para a ventilação dos componentes.
O teclado é o padrão da Asus para os computadores de catorze e quinze polegadas: teclas grandes e letras impressas no meio. O sensor de impressões digitais está integrado na tecla de energia, sensor este que complementa o sistema de câmaras de infravermelhos para a autenticação do utilizador através da funcionalidade Windows Hello. A única coisa a apontar é precisão do trackpad que, por vezes, não regista bem os toques.
Segurança acima de tudo
Como esta é uma máquina para um mercado em que, habitualmente, se criam e circulam documentos que podem ser considerados confidenciais e se acede a redes empresariais, a Asus não fez qualquer compromisso no que respeita à segurança e à capacidade de limitar aquilo que se pode ou não fazer neste PC. As especificações de segurança são extensas e permitem, além do que já dissemos, proteger as configurações do PC e impedir a alteração dos dados da BIOS, para evitar infecções por vírus e outro malware.
O desempenho é o que se espera de uma máquina desta geração, com destaque especial para a autonomia, bastante perto dos mil minutos. Num ambiente mais profissional, este é um dos aspectos mais importantes, pois, muitas vezes, os utilizadores típicos deste tipo de computadores andam de um lado para o outro, sem hipótese de carregarem a bateria durante o dia.
Um outro aspecto a destacar é a velocidade da gráfica Arc integrada no CPU, que até se portou melhor que a do “primo” Zenbook S14, cujo processador é o mesmo. Pela nossa experiência, isto teve mais que ver com a evolução dos drivers da Intel, que com o chip em si.
Distribuidor: Asus
Preço: €1499
Benchmarks
PCMark 10 Geral: 7058
PCMark 10 Produtividade: 10006
PCMark 10 Bateria: 955 minutos
3D Mark Wild Life: 27448
Procyon IA Computer Vision: 949
Ficha Técnica
Processador: Intel Core Ultra 7 258V 32GB + Intel AI Boost NPU 47 TOPS
Memória: 32 GB LPDDR5X
Armazenamento: 1 TB SSD M.2
Placa Gráfica: Intel Arc 140V
Ecrã: LCD LED WQXGA de 14 polegadas (2560 x 1600)
Ligações: 2 x USB-A 3.2 Ger. 2, 2 x Thunderbolt 4 (ecrã e Power Delivery), HDMI 2.1, jack de 3,5 mm, Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.3
Dimensões: 312 x 223,2 x 14,9 mm
Peso: 1,27 kg