Depois de a Nvidia ter apresentado as suas placas gráficas da série 50 no início de Janeiro, é agora a vez de a AMD dar todos os detalhes acerca da nova série de placas Radeon RX 9000.
Na verdade, as novas gráficas da AMD foram apresentadas na mesma altura que as da concorrência (em conjunto com novos processadores), mas na altura não foi dada muita informação acerca daquilo que conseguiam fazer, capacidade de memória e outra informação. A única coisa concreta que foi dita na altura foi que estariam disponíveis durante o primeiro trimestre de 2025.
Dias mais tarde, um responsável da AMD publicou na rede social X que as placas iam começar a chegar às lojas em Março, dando-lhes uma data de lançamento mais concreta. Agora, chegou a altura de se saber tudo acerca das novas Radeon.
Nova arquitectura RDNA 4
O desenvolvimento da arquitectura RDNA 4 focou-se essencialmente em dois componentes do GPU:
Unidades de computação – As novas unidades de computação (ou Compute Units, no original) foram melhoradas em quatro áreas: comunicação com a memória, unidades escalares, alocação de registos nos núcleos, eficiência e velocidades de relógio. Ainda no campo das unidades de computação, a AMD também aumentou a velocidade nos cálculos da ray tracing por cada uma. Tudo em relação à arquitectura RDNA 3 usada na geração anterior.
Aceleradores de Inteligência Artificial – Nesta arquitectura, a AMD deu uma atenção especial ao desempenho no processamento de tarefas de Inteligência Artificial, uma funcionalidade base no sistema de upscaling de imagem para jogos. A RDNA 4 é compatível com novos formatos de cálculo e obtém um aumento de desempenho entre 2 e 8 vezes superior à geração anterior.
Outras novidades incluem ainda uma aceleração da codificação de vídeo por hardware com mais qualidade de imagem e compatibilidade com PCIe Gen 5, HDMI 2.1b e DisplayPort 2.1a.
Curiosamente, os novos chips podem ter até 64 compute units (menos 32 que o chip de topo da geração anterior) e 53,9 mil milhões de transístores (menos cerca de 4 mil milhões de transístores que o chip presente na RX 7900 XTX). Isto indica que que a AMD fez um esforço na optimização e simplificação do novo hardware
As novas placas
Inicialmente, a nova geração de placas gráficas será composta por dois modelos, a Radeon RX 9070 e a RX 9070 XT.
O chip da Radeon RX 9700, o modelo de entrada, tem 56 Compute Units, 56 aceleradores de ray trace e 1122 aceleradores para IA. A velocidade de relógio em modo boost é de 2,56 GHz e tem 16 GB de memória RAM.
Já o modelo mais alto tem um chip com 64 Compute Units, 64 aceleradores para ray trace, 128 aceleradores para IA, os mesmos 16 GB de RAM e uma velocidade de relógio de 2,97 GHz em modo boost.
Ambos os modelos usam uma ligação PCIe 5.0 16X e dispõem de entradas DisplayPort 2.1a e HDMI 2.1b.
O novo software
Com as novas placas gráficas vem também um novo driver traz várias novidades como uma nova versão da funcionalidade HYPR-RX que serve para melhorar o desempenho nos jogos em todas as resoluções com um simples clique.
Outra novidade do lado do software é o FSR 4 (FidelityFX Super Resolution 4), a nova versão do sistema de upscaling de imagem da AMD, que usa o poder de cálculo acrescido dos chips RDNA para se focar no aumento da qualidade das imagens finais através do melhoramento do sistema em si e da intrução de Frame Generation e também na redução da latência. Um dos aspectos mais interessantes desta nova versão do FRS é que pode ser ligado facilmente mesmo em jogos que usem a versão anterior, o FSR 3.1, o que permite que chegue rapidamente a títulos já existentes.
Novidades na Inteligência Artificial
Por fim, no que respeita às novidades, a utilização da arquitectura RDNA 4 permite também uma utilização mais rápida de modelos de inteligência artificial generativa directamente no computador, sem necessidade de aceder a um serviço online. A AMD disponibiliza vários modelos optimizados para o novo hardware.
Disponibilidade
As novas placas gráficas da AMD chegam às lojas a partir de dia 6 de Março com modelos fabricados pela Asus, Asrock, Gigabyte, Sapphire, PowerColor, Acer e outros.