De acordo com um artigo publicado no site TechPowerUp, aparentemente, certos modelos de placas gráficas RTX 5090, incluindo a Zotac RTX 5090 Solid, têm contagens de ROP abaixo do que é esperado. Os GPU normalmente passam por testes e validação rigorosos para garantir que estão em conformidade com as especificações de design do fabricante, pelo que a descoberta é bastante estranha. A falta de unidades ROP também foi confirmada nas MSI RTX 5090D vendidas no mercado chinês (via HXL). Apesar destes relatos, o problema não afecta todas as RTX 5090.
No entanto, o site relata uma queda de desempenho de até 11% no benchmark TimeSpy do 3DMark em comparação com o modelo de referência Founders Edition da Nvidia e um modelo personalizado da MSI.
Um leitor do TechPowerUp alegou que a sua Zotac RTX 5090 Solid estava a reportar menos ROP do que o que está indicado nas especificações de fábrica, levando o site a verificar a sua própria placa, que teve um desempenho inferior nos testes. Não é provável que seja um erro de driver, porque o utilizador reinstalou-os e até mudou as versões da BIOS, mas o problema persistiu. Coincidentemente, a placa do TechPowerUp também apresentou uma discrepância semelhante, com 168 ROP em vez dos 176 esperados, uma diferença de 4,5%, como pode ser visto na captura de ecrã do GPU-Z.
ROP é abreviatura de Render Output Unit ou Raster Operations Pipelines (Unidade de Saída de Renderização ou Pipelines de Operações Raster), é um componente do processador gráfico responsável por misturar cores, realizar anti-aliasing e mover dados dentro do framebuffer. Essencialmente, todos os dados de pixéis que devem ser mostrados têm de passar pelos ROP antes de poderem ser escritos na memória da placa. Na arquitectura Blackwell, cada GPC de nível superior contém 16 ROP. O chip GB202 completo está equipado com 12 GPC o que corresponde a192 ROP, no entanto, a variante GB202 seleccionada que encontramos numa RTX 5090 típica vem com 176 ROP.
Para avaliar a diferença de desempenho, o TechPowerUP executou vários testes, que demonstra uma perda de até 11% no 3DMark Time Spy Extreme em comparação com a RTX 5090 FE, confirmando que este não é apenas um erro típico na contagem feita pelo software. Nem todos os jogos são afectados igualmente pela redução na contagem de ROP; no entanto, o problema ainda é evidente, com uma perda de desempenho de até 8,5% em Elden Ring. Em títulos como Starfield e DOOM Eternal, a perda de FPS não é tão notória, mas é completamente inaceitável em placas que custam muito mais do que 2000 euros.
Se os ROP estiverem desactivados por hardware, a Nvidia provavelmente fundiu-os durante a produção e não há muito que possa ser feito neste momento. Por volta da mesma altura, há 10 anos, a Nvidia estava em apuros por causa das especificações enganosas de VRAM da GTX 970. O facto é que a documentação publicada pela Nvidia diz claramente este GPU tem 176 ROP, e esse é o número que os utilizadores finais esperam receber com as suas placas.
Se não for possível corrigir o problema através de uma actualização de software, a solução mais viável será a substituição das unidades afectadas. Um reembolso não será uma solução viável, dadas a escassez destas placas no mercado. Como a situação não é ainda muito clara, é melhor esperar por uma declaração oficial da Nvidia.