Muitas pessoas já se viram a assinar um contrato sem compreender totalmente os seus termos e condições. Este é um problema que a Adobe pretende resolver com as suas novas ferramentas de Inteligência Artificial que foram adicionadas ao assistente do Acrobat.
As funcionalidades com IA foram concebidas para desembaraçar a linguagem jurídica encontrada na maioria dos contratos. Estas novas ferramentas geram resumos, destacam termos-chave e oferecem sínteses.
Além disso, a IA pode recomendar perguntas que os utilizadores podem querer explorar mais a fundo em relação a um contrato. Uma das funcionalidades mais notáveis é a capacidade de comparar simultaneamente até dez versões diferentes de um contrato, permitindo aos utilizadores identificar discrepâncias e verificar a consistência em várias iterações de um acordo.
As novas funcionalidades utilizam uma combinação de LLMs e modelos de IA proprietários da Adobe.
O Acrobat AI Assistant é pode ser usado como um serviço adicional para contas Acrobat individuais gratuitas e pagas a 4,99 dólares por mês. A Adobe disponibilizou estas novas funcionalidades em todo o mundo em plataformas desktop, web e móveis. Actualmente, o serviço suporta apenas inglês, com planos de expansão para mais idiomas no futuro.
A decisão da Adobe de se concentrar na análise de contratos decorre de um estudo recente que revelou que 70% dos consumidores tinham assinado acordos sem compreender totalmente todos os termos.
A Adobe afirmou que a empresa não treina os seus modelos de IA generativa com dados de clientes. Além disso, a empresa proíbe que LLM de terceiros acedam a dados de clientes da Adobe ou os utilizem para treino.
Adicionalmente, foi implementada uma série de medidas de segurança para proteger os dados utilizados pelo assistente de IA no Acrobat e noutros produtos. Todo o conteúdo, prompts e respostas do utilizador são encriptados em trânsito usando HTTPS com TLS 1.2 ou superior. Quaisquer dados armazenados pelo Serviço de IA Generativa do Acrobat são encriptados em repouso usando encriptação SHA-256.
Além disso, a maioria dos documentos carregados, prompts e respostas são automaticamente eliminados dos serviços cloud da Adobe após 12 horas, excepto o histórico de conversas e o conteúdo reportado pelo utilizador. Os utilizadores mantêm o controlo sobre o seu histórico de conversas, permitindo-lhes eliminá-lo ou continuar as consultas, conforme necessário.
A Adobe afirma que o acesso a conteúdo reportado, bugs ou vulnerabilidades é restrito a um pequeno grupo de funcionários da Adobe treinados especialmente para este efeito.
O Acrobat AI Assistant foi lançado há um ano. Um dos seus principais argumentos de venda é a sua integração directa nos produtos da Adobe.