Até esta semana, as notícias mais recentes sobre Half-Life 3 indicavam que a Valve tinha cancelado várias iterações do jogo. Isto foi revelado num excerto do documentário do 20º aniversário de Half-Life 2, lançado pela Valve em Novembro. Agora, há mais duas pistas que parecem indiciar fortemente de que poderemos ver Half-Life 3 — ou pelo menos, um anúncio do título — em 2025.
Primeiro, há o vídeo do “Gabe Follower” publicado no YouTube. Este utilizador acompanha de perto todas as notícias relacionadas com a Valve, especialmente as que se relacionam com Half-Life e o motor gráfico Source. No passado, ele já tinha divulgado algumas fugas, como a existência de Deadlock, o jogo FPS da Valve que está actualmente em acesso antecipado na loja Steam.
Num vídeo um tanto vago, Gabe Follower menciona casualmente que fontes internas da Valve lhe disseram que há um título chamado ‘HLX’ que está em fase de testes beta internos e que ele acredita ser um nome de código para um projecto não anunciado, relacionado com o universo de Half-Life. O que é exactamente HLX? Ninguém sabe, mas se vier a público, será baseado no motor Source 2 da Valve.
Obviamente, a expectativa mais optimista é que ‘HLX’ seja Half-Life 3. No vídeo, Gabe Follower menciona alguns detalhes que sugerem isso, como a Valve estar a contratar funcionários antigos e novos, bem como o lançamento actualizações públicas do motor de jogo Source 2 que não parecem ser relevantes para Counter-Strike 2 ou Deadlock. Como é hábito, a Valve não disse absolutamente nada sobre o assunto.
Este tweet é indiscutivelmente muito mais emocionante. Mike Shapiro foi quem emprestou a voz ao enigmático G-Man de Half-Life, e a mensagem no seu tweet, publicada no final do dia 31 de Janeiro de 2024, parece insinuar claramente que poderemos ter um novo anúncio relacionado com Half-Life este ano. Se fosse outra coisa, Shapiro provavelmente não teria usado as hashtags #Halflife #Gman no seu tweet.
#Valve #Halflife #GMan #2025 pic.twitter.com/mdT5hlxKJT
— Mike Shapiro (@mikeshapiroland) December 31, 2024
O fundador e chefe da Valve, Gabe Newell, declarou no passado no sentido que não quer lançar um Half-Life 3 que não seja tão inovador quanto os dois jogos anteriores. O Half-Life original mudou indiscutivelmente todo o caminho da indústria de jogos, ao provar que os jogos FPS podiam ser imersivos e realistas. Half-Life 2 trouxe física realista e modelagem de luz precisa tão matematicamente elaborada que os fabricantes de GPU tiveram de ajustar os designs do seu hardware.
O que Half-Life 3 poderia trazer para a mesa que fosse tão inovador quanto os dois jogos anteriores? A Valve investiu fortemente no desenvolvimento e suporte para Realidade Virtual, uma experiência imersiva de RV faz sentido como uma continuação de Half-Life: Alyx, especialmente dada a participação especial de Gordon no final do jogo. Claro que o crescimento lento da adopção da RV é uma preocupação, mas se algum jogo pode impulsionar as vendas de headsets e controladores de movimento, seria Half-Life 3.