É cada vez mais comum termos um amigo que nos ajuda a limpar o chão lá de casa. No que toca a controlo remoto, inevitavelmente a única solução apresentada é a ligação à cloud do vendedor. Para alguém que esteja preocupado com a sua privacidade, esse procedimento é uma clara falha de segurança. Existem relatos de fotografias tiradas por estes robots, que foram parar ao mundo cibernético de forma pouco clara, quando nem sequer deveriam existir. Na realidade, a verdade é que, como estas máquinas são feitas com código privado, propositadamente opaco, é-nos impossível saber que tipo de informações são recolhidas.
É curioso observar que a maioria dos robots de limpeza utilizam câmaras para se orientarem no seu percurso, mas nos termos e serviços dos contratos dos fabricantes, esta câmara não é mencionada, sendo antes referida como ‘sensor óptico’. Para colmatar esta falha e libertarmo-nos das amarras da cloud, foi desenvolvido o projecto Valetudo, que nos permite ter total controlo sobre um robot e sua personalização, a partir da nossa rede local, sem que esteja associado à cloud do fabricante. Com o Valetudo, é possível personalizar tudo, desde as automações diárias, configuração das áreas da casa, ou até mesmo colocar o seu robot a falar com a voz do Bruno Aleixo, se assim o desejar.
Mas será que o ‘Valetudo’ é para si?
Por muito que gostássemos de dizer ‘sim’, a resposta é ‘talvez’. O Valetudo é um firmware de código aberto que necessita de ser instalado no robot, o que não é uma tarefa fácil. Os fabricantes lutam activamente contra as alterações dos seus equipamentos, fechando muitas vezes as portas que permitem fazer isto, com actualizações. Pode verificar se o seu equipamento é compatível em valetudo.cloud.
Requisitos para instalar num robot Dreame
Este tipo de robots é dos mais fáceis de instalar: não sendo necessário desmontar o robot, basta remover a tampa para aceder à porta de comunicação de série. Para esta instalação, é necessário um adaptador USB UART, uma pen USB e uma placa de circuito impresso personalizado, sendo que a parte mais complicada desta instalação é mesmo a obtenção desta placa. É relativamente fácil arranjar os componentes, usando os contactos da comunidade (pode procurar no site), mas esta placa não é vendida já montada, pelo que o utilizador é obrigado a soldar os componentes na mesma. Este método permite-nos ter acesso ao terminal do robot, sendo depois simples a instalação com o firmware customizado do Valetudo.
Já tenho o ‘Vale-tudo’ – e agora?
Após a instalação, pode aceder de imediato ao “novo” robot usando o seu IP em qualquer browser. Desta forma, terá à sua disposição uma interface que permite ter o controlo completo, com opções de mapeamento, controlo manual, estatísticas de utilização e, até mesmo, a visualização do sensor óptico. Como resultado, tanto deixará de partilhar os recantos mais privados da sua casa com o fabricante, como de estar dependente que a cloud do fabricante funcione para aceder ao seu dispositivo, estando esse poder, agora, do seu lado.
Integração com o Home Assistant
Para os aficcionados das casas inteligentes, existe uma integração do Valetudo com o Home Assistant, em que são disponibilizados todos os sensores e controlo do robot – isto permite criar automatizações consoante aquilo que queremos fazer, em casa. Por exemplo, quando o gato sair da casa de areia, porque não ir limpar a área à volta?
Em suma, o Valetudo dá-nos uma oportunidade única para assumir o controlo total de um robot aspirador, “libertando-o” das restrições e das preocupações associadas aos serviços na nuvem dos fabricantes. Embora a instalação possa apresentar desafios, especialmente para quem tenha menos experiência técnica, os benefícios, em termos de privacidade, personalização e integração com sistemas como o Home Assistant são significativos. Se valoriza a autonomia sobre os seus dispositivos e está disposto a investir algum tempo e esforço na configuração, o Valetudo pode ser a solução ideal. A decisão é sua: estará pronto para dar este passo e transformar a forma como interage com o seu robot de limpeza?