A Microsoft anunciou que vai passar a disponibilizar o seu assistente de Inteligência Artificial (IA) Microsoft Copilot e a ferramenta Microsoft Designer aos utilizadores que tenham assinaturas dos planos pessoais e familiares do Microsoft 365. Com estas novas funcionalidades também vêm aumentos de preço com o plano familiar a passar para 129 euros por ano (antes custava 99 euros) e o plano individual a passar de de 69 para 99 euros por ano. A actualização dos preços será feita de forma automática.
A partir de agora, os utilizadores vão poder usar as funcionalidades de Inteligência Artificial directamente no Word, Excel, PowerPoint, Outlook, OneNote e também vão poder aceder à aplicação Microsoft 365 Copilot.
Para além do Copilot, a Microsoft vai também tornar a sua recente ferramenta de criação e edição de imagens, Microsoft Designer, acessível aos utilizadores individuais, seja através de apps como o Word ou PowerPoint, seja directamente na aplicação Designer disponível via web ou mobile. Com este alargamento, os utilizadores dos planos pessoal e familiar do Microsoft 365 podem agora criar mais imagens: basta redigirem uma simples descrição do que pretendem, e o Designer faz o resto, ou, em alternativa, poderão escolher opções com base em ideias já preconcebidas e disponibilizadas pela ferramenta. Existe também a possibilidade de fazer edições de imagem como apagar objectos indesejados.
Para usarem estas ferramentas, os assinantes do Microsoft 365 pessoal e familiar vão receber um número de créditos mensais para utilizar o Copilot no Word, Excel, PowerPoint, Outlook e OneNote. Estes créditos também podem ser usados no Designer e em outras apps com IA, como o Paint, Fotos e Bloco de Notas no Windows.
Um dos aspectos menos interessantes desta nova versão do Microsoft 365 é que no plano familiar, que pode ter até seis utilizadores, o Copilot estará disponível apenas para o proprietário da assinatura e não poderá ser partilhado com outros utilizadores. Para quem usa o Copilot com frequência, poderá ser feita uma actualização para o Copilot Pro, que oferece utilização sem limites.
De acordo com o comunicado de imprensa da Microsoft, tal como acontece com os utilizadores empresariais do Copilot, a empresa não irá utilizar os prompts, respostas ou conteúdo de arquivo dos utilizadores aquando da utilização do Copilot nas aplicações do Microsoft 365 para treinar os seus modelos de IA.
A actualização será realizada de forma automática junto dos subscritores dos planos pessoal e familiar do Microsoft 365 Personal e Family assim que estes actualizarem as suas apps para a versão mais recente.
Para quem não quiser usar funcionalidades Inteligência Artificial ou não quiser suportar o aumento do preço da subscrição, a Microsoft permite aos utilizadores actuais mudarem para os novos planos ‘Familiar Cássico’ e ‘Pessoal Clássico’ durante um período limitado.